Dia C: Prefeitura de Fortaleza realiza 600 procedimentos em segundo mutirão de Cirurgias Ação da rede municipal integra mobilização do Governo do Ceará que tem o objetivo de alcançar mais de três mil procedimentos em todo o Estado Compartilhe: A mobilização envolveu 15 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre equipamentos próprios e contratualizados, e foram contempladas 15 especialidades. (Foto: Marcos Moura) A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (22/11), o segundo mutirão de cirurgias eletivas de 2025, com a realização de 600 procedimentos em um único dia. A iniciativa integrou o Dia C de Cirurgias, mobilização do Governo do Ceará que contemplou mais de três mil procedimentos em todo o Estado. Durante a ação, o Prefeito Evandro Leitão destacou o esforço permanente da gestão municipal para ampliar o acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimentos. O prefeito também agradeceu a parceria com o Go...
Fortaleza recebe, no próximo dia 22 de março, a edição 2019 do Mácula. Trata-se de um dos simpósios mais importantes do país a discutir, sob a coordenação do médico oftalmologista Abelardo Targino, os avanços no diagnóstico e tratamento das maculopatias. Aberto e gratuito ao grande público, o evento começa às 17h, no Seara Praia Hotel (Avenida Beira Mar, 3080, Meireles).
Dividido em dois momentos, o Simpósio recebe, inicialmente, o público geral para acompanhar a palestra do médico oftalmologista Almyr Sabrosa (RJ) e sanar, de forma gratuita, dúvidas sobre as doenças que acometem a mácula. Entre elas, está a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de cegueira legal em indivíduos acima dos 60 anos, no mundo. O momento subsequente, a ser iniciado às 18h30, marca a conversa de Almyr e Abelardo com os médicos oftalmologistas do Ceará, para que compartilhem conhecimentos e experiências.
As doenças da mácula, como também são chamadas, causam a perda da visão central porque afetam um ponto ovalado de cor amarela localizado junto ao centro da retina do olho humano, de nome “mácula”. Mesmo que raramente causem cegueira total, essas doenças podem impedir o desempenho de atividades que exijam a visão central, como ler ou dirigir.
O simpósio mantém o debate sobre as maculopatias que, diferentemente da catarata e do glaucoma, ainda não contam com tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais causas das maculopatias estão: Retinopatia Diabética, Tromboses Venosas, Membranas Anormais e, nos idosos, a DMRI, como citado anteriormente.
Para participar, basta se inscrever por intermédio dos telefones: (85) 98891.7171 e 99616.2806 e levar, no dia do simpósio, latas de leite em pó destinadas à Casa de Apoio Sol Nascente, entidade localizada dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), à Avenida Alberto Craveiro, 2222, com o objetivo de cuidar de crianças soropositivas ou não, vítimas de abandono por causa da doença nos pais ou, simplesmente, por causa da falta de condições dos responsáveis por elas.
Serviço: Mácula 2019 – Avanços no Diagnóstico e Tratamento. Dia 22 de março, às 17h, com palestra gratuita para a população em geral, e 18h30, para médicos oftalmologistas, no Seara Praia Hotel.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.