Por unanimidade, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve sentença que condenou o Estado ao pagamento de indenização por danos morais, além de pensionamento a uma mãe cujo filho, de oito anos, morreu afogado em área pertencente às obras do Cinturão das Águas do Ceará, no município de Barbalha. O julgamento teve a relatoria da desembargadora Lisete de Sousa Gadelha. De acordo com os autos, no dia 18 de fevereiro de 2022 o menino estava com o pai nas proximidades do canal quando caiu e se afogou em um trecho da obra pública que não possuia qualquer tipo de sinalização ou isolamento para alertar sobre os riscos existentes no local. A mãe ajuizou ação de indenização alegando omissão estatal quanto à segurança da área. A sentença da 2ª Vara Cível da Comarca de Barbalha, proferida no dia 30 de maio de 2025, reconheceu a negligência do Estado e fixou indenização por danos morais em R$ 30 mil, além de pensionamento mensal. Inconformado, o Estado apelo...
Agenda cultural - Cia. de Danças Populares Txai realiza apresentações no CUCA Jangurussu e nos Festejos de Santo Expedito
No próximo dia 27 (sábado), a Cia. de Danças Populares Txai apresenta seu show de danças folclóricas no CUCA Jangussu, às 18h30. Ainda na mesma noite, às 20h30, a Cia também faz apresentação no bairro Jardim Iracema, em comemoração aos Festejos de Santo Expedito, na Rua Rua Solimões, 605. Toda a programação é gratuita.
A atividade faz parte do projeto “Txai Encena” que foi contemplado pelo XI Edital de Incentivo às Artes 20016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), na categoria manutenção de grupos e companhias.
O projeto nasce da necessidade da valorização e do fortalecimento da cultura popular como alternativa para a preservação das culturas tradicionais em todo o estado. A Cia. Txai (como é carinhosamente conhecida na cena folclórica) leva ao Cuca Jangurussu e à comunidade do Jardim Iracema um show de danças folclóricas que retrata a cultura regional e brasileira, além de exaltar as manifestações tradicionais e populares. No repertório, danças como Xaxado, Ciranda, Coco, Bumba meu boi, Maracatu.
A Cia. é uma das ações da Associação Txai Cultura e Arte (ATXAICA). A associação tem como missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para a pesquisa, documentação e apoio as expressões da cultura popular brasileira.
Programação:
Show de Danças Folclóricas - Cia. de Danças Populares Txai - Gratuito
Sábado (27)
18h30 - CUCA Jangurussu
20h30 - Festejos de Santo Expedito (Jardim Iracema) – Rua Solimões, 605

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.