Os paulistanos estarão expostos ao índice ultravioleta (IUV) 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde, a partir da próxima quinta-feira (19). A informação é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a previsão, o índice permanece no ponto mais alto pelo menos até sexta-feira. O IUV, que pode variar de zero a 11, mede a intensidade dos raios ultravioleta que podem causar queimaduras na pele e danos aos olhos, entre outros problemas de saúde. A poluição do ar é um dos fatores que, ao afetar a camada de ozônio, oportuniza que mais radiação UV chegue à terra. A qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo teve piora na última semana, quando a capital paulista foi considerada a cidade mais poluída do mundo. Além da emissão de poluentes, a população sofre com a fumaça provocada por incêndios florestais, a baixa umidade do ar e a onda de calor. Para a próxima sexta-feira (20), o
Agenda cultural - Cia. de Danças Populares Txai realiza apresentações no CUCA Jangurussu e nos Festejos de Santo Expedito
No próximo dia 27 (sábado), a Cia. de Danças Populares Txai apresenta seu show de danças folclóricas no CUCA Jangussu, às 18h30. Ainda na mesma noite, às 20h30, a Cia também faz apresentação no bairro Jardim Iracema, em comemoração aos Festejos de Santo Expedito, na Rua Rua Solimões, 605. Toda a programação é gratuita.
A atividade faz parte do projeto “Txai Encena” que foi contemplado pelo XI Edital de Incentivo às Artes 20016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), na categoria manutenção de grupos e companhias.
O projeto nasce da necessidade da valorização e do fortalecimento da cultura popular como alternativa para a preservação das culturas tradicionais em todo o estado. A Cia. Txai (como é carinhosamente conhecida na cena folclórica) leva ao Cuca Jangurussu e à comunidade do Jardim Iracema um show de danças folclóricas que retrata a cultura regional e brasileira, além de exaltar as manifestações tradicionais e populares. No repertório, danças como Xaxado, Ciranda, Coco, Bumba meu boi, Maracatu.
A Cia. é uma das ações da Associação Txai Cultura e Arte (ATXAICA). A associação tem como missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para a pesquisa, documentação e apoio as expressões da cultura popular brasileira.
Programação:
Show de Danças Folclóricas - Cia. de Danças Populares Txai - Gratuito
Sábado (27)
18h30 - CUCA Jangurussu
20h30 - Festejos de Santo Expedito (Jardim Iracema) – Rua Solimões, 605
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.