A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou ações integradas na Região Sul do estado, promovidas pelo Departamento de Polícia Civil do Interior Sul (DPISul), que resultaram em oito capturas. Os trabalhos foram realizados nessa quinta-feira (15), por meio de prisões em flagrante e do cumprimento de mandados de prisão preventiva. Em Lavras da Mangabeira, equipes da Polícia Civil cumpriram dois mandados de prisão preventiva por roubo majorado, relacionados a um crime ocorrido em 2025, na zona rural do município. Os alvos já se encontravam recolhidos em unidades prisionais. Ainda na região, um homem de 30 anos foi preso em flagrante na cidade de Cedro pelo crime de furto. Outro suspeito, um homem de 27 anos, foi preso em Icó por descumprimento de medida protetiva. Já em Campos Sales, um homem de 24 anos, investigado por um crime de estupro de vulnerável ocorrido em 2025, foi capturado e colocado à disposição da Justiça. No município de Mauriti, a PCCE cumpriu um mandado de pri...
Quem nunca teve curiosidade em perguntar a um escritor ou escritora como é o seu dia-a-dia no mundo das letras? Como publicar um livro? Estas e outras curiosidades serão satisfeitas no Encontro com Escritores que acontece nesta sexta-feira, 26, às 15h, no Instituto Chico Mota. O encontro é aberto ao público e gratuito, receberá as escritoras cearenses Eudismar Mendes, Rosa Morena e o escritor africano Manuel Casqueiro.
A programação também terá o lançamento do livro de poemas “No Voar do Tempo”, de Maria Vandi da Silva Teixeira, participante das atividades do Instituto Chico Mota.
A atividade faz parte do Projeto Nunca é Tarde, realizado pela instituição para formação de leitores na terceira idade.
Sobre os participantes
Rosa Morena - Natural de Itapipoca (CE), formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Em 2013, lançou o livro Poemas em Cinco Faces. Em 2014, foi premiada no Edital PAIC Prosa e Poesia com o livro Jaci, a Filha da Lua. Em 2015, lança o livro Movimentos Intransitivo e, no mesmo ano, recebe menção honrosa no Prêmio Estadual Ideal Clube com o poema Por Sua Culpa, Por Sua Imensa Culpa. Em 2016, teve o poema Nostalgia selecionado no Concurso de Poemas no Ônibus e no Trem, na cidade de Porto Alegre-RS. No ano seguinte, sua poesia Ocaso foi selecionada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade - Edição 2016. Ainda em 2017 recebe menção honrosa no concurso da Associação Cearense de Escritores (ACE) com o poema Distância e o 2º lugar no I Prêmio Literário Patativa do Assaré na 2ª Festa Literária da Faculdade 7 de setembro (FLI7) com o poema Estranhamento. Em 2018, foi premiada com o prêmio Mais Paic, com o livro, Pedro, o Menino do Mar e foi destaque no XX Prêmio de Literatura do Ideal Clube, Prêmio José Telles com o poema Tessitura Poética.
Eudismar Mendes nasceu em Catuana, Caucaia(CE), em 11 de janeiro de 1939. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Professora aposentada. Poetisa, contista e cronista. Livros publicados: Sangue sobre o Asfalto (contos), Máscaras da Face (contos), Avó de Cães Mestiços — obra contemplada com o Prêmio Milton Dias de Crônica do I Edital Prêmio de Literatura para Autores Cearenses da Secretaria da Cultura do Ceará em 2010 – Cochita e Outras Memórias, O Fantástico Voo do Pássaro Pintor e Fez-se Dezembro em Nós, este compartilhado. Premiação em Concursos: XIII Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura – Prêmio Rachel de Queiroz – Conto 2010; Prêmio de Literatura Unifor 2009 – Crônicas; Concurso Literário Eduardo Campos de Contos e Crônicas: Associação Cearense dos Escritores- 2008; figuração no filme: A Ilha da Morte: 2005 Bucanero Arte Cinema e Vídeo. Pertence à Associação Cearense dos Escritores; Criação Literária- Encontro com a Palavra: SESC; Abraço Literário: SESC.
Manuel Casqueiro é africano. Nasceu no bairro “Chão de Papel”, em Bissau, capital da ex-colônia portuguesa da Guiné, agora República da Guiné-Bissau. Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Liceu Honório Barreto, hoje Liceu Kwame N´Krumah. Fez parte do Movimento Estudantil do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde). É formado em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade de Luanda. Foi Instrutor militar e combatente das Forças Populares Revolucionárias de Angola até dois anos após a Independência. É membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Trabalhou como Conselheiro Técnico no Ministério da Planificação e Coordenação Econômica da República Popular de Angola (A partir de 1991, República de Angola). Por questões político-ideológicas exilou-se no Brasil. Publicou os livros “Muzungu Pululu – Homem Branco Transparente”, “A Lança de Nzambi” e, lançará em breve “Os Kandengues da Cochinchina”, igualmente pela editora nacional Armazém da Cultura. Tem participações em revistas eletrônicas e em coletâneas de contos.
Sobre o Instituto Chico Mota
O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.
Serviço
Encontro com o Escritor
Instituto Chico Mota
Dia 26 de abril
Horário: 15h
Endereço: Rua Desembargador João Firmino, 66 -Montese
Aberto ao público
Gratuito
Gratuito
Maiores informações: (85) 3393-4036

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.