Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

ENCONTRO COM ESCRITORES NO INSTITUTO CHICO MOTA



Quem nunca teve curiosidade em perguntar a um escritor ou escritora como é o seu dia-a-dia no mundo das letras? Como publicar um livro? Estas e outras curiosidades serão satisfeitas no Encontro com Escritores que acontece nesta sexta-feira, 26,  às 15h, no Instituto Chico Mota. O encontro é aberto ao público e gratuito, receberá as escritoras cearenses Eudismar Mendes, Rosa Morena e o escritor africano Manuel Casqueiro.
A programação também terá o lançamento do livro de poemas “No Voar do Tempo”, de Maria Vandi da Silva Teixeira, participante das atividades do Instituto Chico Mota.
A atividade faz parte do Projeto Nunca é Tarde, realizado pela instituição para formação de leitores na terceira idade.

Sobre os participantes
 Rosa Morena - Natural de Itapipoca (CE), formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Em 2013, lançou o livro Poemas em Cinco Faces. Em 2014, foi premiada no Edital PAIC Prosa e Poesia com o livro Jaci, a Filha da Lua. Em 2015, lança o livro Movimentos Intransitivo e, no mesmo ano, recebe menção honrosa no Prêmio Estadual Ideal Clube com o poema Por Sua Culpa, Por Sua Imensa Culpa. Em 2016, teve o poema Nostalgia selecionado no Concurso de Poemas no Ônibus e no Trem, na cidade de Porto Alegre-RS. No ano seguinte, sua poesia Ocaso foi selecionada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade - Edição 2016. Ainda em 2017 recebe menção honrosa no concurso da Associação Cearense de Escritores (ACE) com o poema Distância e o 2º lugar no I Prêmio Literário Patativa do Assaré na 2ª Festa Literária da Faculdade 7 de setembro (FLI7) com o poema Estranhamento. Em 2018, foi premiada com o prêmio Mais Paic, com o livro, Pedro, o Menino do Mar e foi destaque no XX Prêmio de Literatura do Ideal Clube, Prêmio José Telles com o poema Tessitura Poética.
Eudismar Mendes nasceu em Catuana, Caucaia(CE), em 11 de janeiro de 1939. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Professora aposentada. Poetisa, contista e cronista. Livros publicados: Sangue sobre o Asfalto (contos), Máscaras da Face (contos), Avó de Cães Mestiços — obra contemplada com o Prêmio Milton Dias de Crônica do I Edital Prêmio de Literatura para Autores Cearenses da Secretaria da Cultura do Ceará em 2010 – Cochita e Outras Memórias, O Fantástico Voo do Pássaro Pintor e Fez-se Dezembro em Nós, este compartilhado. Premiação em Concursos: XIII Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura – Prêmio Rachel de Queiroz – Conto 2010; Prêmio de Literatura Unifor 2009 – Crônicas; Concurso Literário Eduardo Campos de Contos e Crônicas: Associação Cearense dos Escritores- 2008; figuração no filme: A Ilha da Morte: 2005 Bucanero Arte Cinema e Vídeo. Pertence à Associação Cearense dos Escritores; Criação Literária- Encontro com a Palavra: SESC; Abraço Literário: SESC.
Manuel Casqueiro é africano. Nasceu no bairro “Chão de Papel”, em Bissau, capital da ex-colônia portuguesa da Guiné, agora República da Guiné-Bissau.  Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Liceu Honório Barreto, hoje Liceu Kwame N´Krumah. Fez parte do Movimento Estudantil do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde). É formado em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade de Luanda. Foi Instrutor militar e combatente das Forças Populares Revolucionárias de Angola até dois anos após a Independência. É membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Trabalhou como Conselheiro Técnico no Ministério da Planificação e Coordenação Econômica da República Popular de Angola (A partir de 1991, República de Angola).  Por questões político-ideológicas exilou-se no Brasil. Publicou os livros “Muzungu Pululu – Homem Branco Transparente”, “A Lança de Nzambi” e, lançará em breve “Os Kandengues da Cochinchina”, igualmente pela editora nacional  Armazém da Cultura. Tem participações em revistas eletrônicas e em coletâneas de contos.

Sobre o Instituto Chico Mota
O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades  gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.

Serviço
Encontro com o Escritor
Instituto Chico Mota
Dia 26 de abril
Horário: 15h
Endereço: Rua  Desembargador João Firmino, 66 -Montese
Aberto ao público

Gratuito
Maiores informações: (85) 3393-4036

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.