Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação que resultou na captura de dois indivíduos envolvidos em um homicídio registrado no dia 17 de janeiro de 2026, no bairro Granja Lisboa, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), em Fortaleza. Os alvos, que estavam com decisões judiciais em aberto, foram localizados e capturados nos bairros Edson Queiroz e Sapiranga (AIS 19), na Capital. Durante a ação, um dos suspeitos também foi autuado em flagrante por estar em posse de uma motocicleta com sinais de adulteração. Com informações sobre o crime, os investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciaram diligências para apurar o caso. Na ocasião, a vítima, um homem de 39 anos, foi morta por disparos de arma de fogo em via pública. Após a coleta de elementos informativos, os policiais civis identificaram os partícipes do caso e representaram pela prisão preventiva dos suspeitos, com def...
_Segundo a Organização Mundial da Saúde, o trânsito é uma questão de saúde pública e especialistas explicam que os danos afetam o físico e a mente_
No mês que se voltam os olhos para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, um último estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aponta que os Brasileiros passam em média quase 40 dias por ano dirigindo e uma dado da Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta que cerca de 60% dos leitos do Sistema Único de Saúde, são ocupados por vítimas do trânsito.
Segundo a última pesquisa do DPVAT, seguro que cobre vítimas de trânsito, só no Ceará, mais de 18.000 pessoas ficaram com sequelas devido a acidentes de trânsito no último ano.
Para além dos acidentes, o infectologista Anastácio Queiroz afirma que o trânsito contribui para o agravamento de problemas de saúde. “O contato com a poluição gerada pelos veículos pode contribuir para ataques cardíacos, derrames e doenças do sistema respiratório”, afirma o especialista. Além disso, dirigir por muitas horas pode trazer prejuízos para coluna e pescoço, dores pelo corpo, piorar a qualidade do sono e elevar a pressão arterial. Para a psicóloga Rachel Camurça, as horas no trânsito pode trazer danos à saúde física e mental “As horas no trânsito podem ocasionar problemas sérios de coluna, respiração e principalmente agravamento de geração de estresse.”
*Violência no trânsito*
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito e ainda segundo o estudo, sem campanhas de conscientização, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030.
O estresse é um dos principais fatores para brigas no trânsito, às vezes uma batida simples pode virar uma situação em que pessoa pode ser violenta. Os acidentes também são motivo de chateação e as pessoas acabam reagindo de forma agressiva. A psicóloga Rachel Camurça analisa: “Na maioria das vezes em situações de estresse, a pessoa faz uma reflexão sobre o problema e no trânsito por conta do nível alto de estresse, da pressa, da impaciência isso se agrava.” O advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega analisa: "Todas essas situações podem caracterizar além de infrações de trânsito, crimes de lesão corporal -caso seja constatada agressão física- ou crimes contra honra."
Para evitar esses casos, o advogado explica que não existe uma receita mágica mas uma boa dica é tentar sair em horários que não sejam de pico e se por acaso alguém tiver diante de uma situação que possa ser agredida fisicamente ou verbalmente, o ideal é anotar a placa do veículo e sair do local em segurança.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.