O Ceará voltou a registrar um cenário de atenção em relação à situação hídrica. Dados mais recentes do Monitor de Secas, referentes a novembro de 2025, indicam que o estado apresenta o maior índice de seca grave dos últimos quase seis anos, com 26,73% do território nessa categoria. Até então, o dado mais grave havia sido registrado em janeiro de 2020, quando 28,27% do território cearense apresentou seca grave relativa. O cenário atual se aproxima desse patamar histórico e acende um alerta para os impactos da seca prolongada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o agravamento do quadro está relacionado, principalmente, à escassez de chuvas no segundo semestre, período em que a reposição hídrica costuma ser mais limitada. Atualmente, a seca grave atinge 65 municípios concentrados nas macrorregiões Jaguaribana, mas também com registros no sul do estado, onde situa-se o Cariri, e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Entre os impactos associados...
"Enfatizamos a necessidade de investimentos no turismo no nosso estado, que atrai pessoas de toda parte do país, e de fora, pelas incontáveis belezas naturais, cultura e história ricas. Esse tráfego de pessoas faz a economia girar e promove a geração de empregos diretos e indiretos. E o governo federal está muito atento para o estímulo a esse setor, com programa que valorizam as regiões onde o turismo é promissor, caso da Região Nordeste", declarou o parlamentar, que adiantou o envio de um requerimento ao presidente solicitando a inclusão da Rota das Falésias ao recém-criado programa Investe Turismo.
A seca que afeta localidades do Nordeste na maior parte do ano também foi pautada no almoço. Heitor Freire ainda levantou a questão da segurança hídrica para os agricultores.
"Esses trabalhadores precisam de melhores condições para exercer suas funções, como equipamentos e máquinas. O presidente se mostrou, novamente, muito atencioso e sensível com as demandas do nosso estado, e sinalizou que temos toda liberdade para atuar junto aos ministérios e, assim, elaborar ações conjuntas para solucionar esses problemas", afirmou.
No almoço estiveram presentes, ainda, os deputados Major Victor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), Bibo Nunes (PSL-RS), Coronel Tadeu (PSL-SP), Dr. Jaziel (PSL-CE), e General Peternelli (PSL-CE), que também aproveitaram a ocasião para discutir com o presidente pautas referentes às localidades que representam no Congresso Nacional.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.