#audioinclui

sábado, 11 de maio de 2019

Projeto Visão nas Mãos ajuda na inserção de deficientes visuais no mercado de trabalho
Iniciativa oferece espaços e equipamentos para deficientes visuais realizarem serviços de massoterapia

13.jpg

Inserir pessoas com deficiência (PCD's) no mercado de trabalho é uma obrigação garantida pelas leis de cotas e acessibilidade. Foi a partir disso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o auxílio da Associação de Apoio a Massoterapeutas Deficientes Visuais (Acamdevi), criou o Projeto Visão nas Mãos, que oferece espaços e equipamentos para deficientes visuais realizarem serviços de massoterapia.

É o caso de Pascoal Bernardino, que trabalha há 13 anos com massagem, desde que começou a perder parte de sua visão. A perda de um dos sentidos permitiu que ele aprimorasse os outros, especialmente o tato.

Fundador e atual presidente da Acamdevi, além de professor de massoterapia, Pascoal iniciou suas formações no Instituto dos Cegos, uma sociedade de assistência que funciona em Fortaleza com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de deficientes visuais. Logo que começou seu trabalho de massagem na Avenida Beira Mar com a Associação, foi chamado pela SDE para auxiliar na seleção e capacitação de outros profissionais. “Para mim, foi muito satisfatório ajudar a inserir outros deficientes visuais no mercado de trabalho”, conta Pascoal.

7.jpg

Em 2013, 38 deficientes visuais passaram por uma capacitação e foram inscritos no projeto. Atualmente, 48 pessoas participam da iniciativa em diversos espaços da Prefeitura e em pontos estratégicos da Cidade, como a Praça dos Estressados, no bairro Meireles, local fixo que recebe a maior quantidade de atendimentos. Segundo Regiane Alencar, massoterapeuta que também faz parte do projeto, a Praça atrai muitos turistas, que são os principais clientes, além dos moradores que caminham na orla durante a manhã e no final da tarde, horários em que o serviço é oferecido.

Só no local, nove massoterapeutas se revezam de domingo a domingo, das 6h30 às 11h e das 17h às 21h. Cada sessão custa R$ 10,00 ou R$ 20,00, tem duração de 15 a 20 minutos, e pode ser básica ou completa. O valor cobrado é repassado integralmente aos profissionais. Segundo Valter Gomes, titular da Coordenadoria de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócios (Coesne) da SDE, o projeto é o primeiro na Prefeitura de Fortaleza voltado exclusivamente a PCD's, gerando oportunidade de crescimento financeiro e social a esse público. “A intenção é ampliar a atividade. A partir do momento que eles ganham uma mesa e os equipamentos, torna-se uma atividade mais profissional”, afirma Valter.

9.jpg

Além dos materiais, a SDE também oferece consultoria e capacitação gerencial, de forma a contribuir para o aumento da renda desses profissionais. O Projeto Visão nas Mãos é uma inovação na política municipal de empreendedorismo com cunho social e a intenção, segundo Valter Gomes, é ampliar esse trabalho, promovendo uma nova capacitação para mais deficientes visuais por meio de um edital que já está sendo pleiteado pela Secretaria.

Mais informações: 0800 081 4141.

SERVIÇO
Programação completa de maio:

Praça dos Estressados
Data e hora: Todos os dias, 6h30 às 11h / 17h às 21h
Local: Avenida Beira Mar, S/N - Meireles

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Data e hora: Todas as quintas (exceto feriados), 11h às 16h
Local: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N - Cambeba

Fórum Clóvis Beviláqua
Data e hora: Todas as terças (exceto feriados), 8h às 17h
Local: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz

Seuma / Seinf
Data e hora: Todas as quintas (exceto feriados), 8h às 16h
Local: Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 - Cajazeiras

Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)
Data e hora: 21/05, 17h às 22h
Local: Avenida Dos Expedicionários, 5677 - Vila União

Fórum das Turmas Recursais
Data e hora: Todas as sextas-feiras, 8h às 17h
Local: Avenida Santos Dumont, 1400 - Aldeota

Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado
Data e hora: 30/05, 8h às 16h
Local: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N - Cambeba (Seplag - 2º Andar)

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.