Cruzeiro é o campeão da Copinha Sil 2026. Na manhã deste domingo, aniversário da capital paulista, o time mineiro superou o São Paulo, por 2 a 1, na Mercado Livre Arena Pacaembu, e evitou o bicampeonato do tricolor paulista. Com o resultado, o Cruzeiro voltou a levantar a taça após 19 anos, repetindo o feito de 2007 e alcançando seu segundo título na competição. Já o São Paulo perdeu a chance de se isolar como o segundo maior campeão da história da Copinha e segue com cinco títulos, atrás apenas do Corinthians, líder do ranking com 11 conquistas. A final começou equilibrada, mas o Cruzeiro mostrou maior presença ofensiva na primeira etapa. A equipe mineira abriu o placar em cobrança de escanteio, quando Baptistella colocou na área e William apareceu livre para cabecear e marcar para a Raposa. O São Paulo manteve postura ofensiva e seguiu competitivo na partida. O jogo ganhou intensidade, com disputas fortes e chances para os dois lados. Já nos minutos finais do primeiro...
Nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2018. A poluição do ar, além dos inúmeros problemas que causa à saúde das pessoas, reduz a fertilidade humana, tanto em mulheres quanto em homens. Além disso, os altos índices de poluição estão relacionados com o aumento do risco de abortos, tanto em mulheres que engravidaram naturalmente quanto nas que realizaram fertilização in vitro.
De acordo com a especialista em medicina reprodutiva, Lilian Sério, essa diminuição na taxa de fertilidade que é causada pela poluição do ar está relacionada ao tráfego: quanto maior, pior. “Os gazes que são formados da utilização de combustível dos carros e das grandes indústrias: dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e monóxido de carbono tem total relação com problemas de fertilidade no homem e na mulher. É válido ressaltar que a poluição também tem efeitos sobre a qualidade do sêmen, evidenciando diminuição na concentração, mortalidade dos espermatozoides e aumento das alterações morfológicas dos mesmos”, explica.
Ainda não se sabe exatamente como a poluição provoca o aborto, mas, de acordo com Lilian Sério, o índice de fecundidade, que é a capacidade da mulher engravidar em um ciclo desprotegido, pode ser afetado por conta da poluição. “O que fica evidente é que a poluição do ar prejudica a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres e pode afetar diretamente à vida do feto”, ressalta.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.