O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou entre a quarta (31) e às 6h desta quinta-feira (1º), 547 salvamentos de pessoas nas praias de Copacabana e Leme, na zona sul do Rio. O número é superior ao que foi registrado na passagem de 2024 para 2025. Naquela ocasião, ocorreram 29 salvamentos. No total do estado do Rio, foram registrados 840 atendimentos na Operação Réveillon preparada pela corporação. Para o porta-voz dos Bombeiros, tenente-coronel Fábio Contreiras, a ressaca do mar, com ondas de até 2,5 metros, influenciou o aumento de atendimentos, agravados pelo fato de muitos banhistas não respeitarem os alertas para que evitassem o banho de mar. “As pessoas ignoraram. Tomadas pelo calor em dia muito quente, realmente não seguiram as orientações dos guarda-vidas, não respeitaram as cores das bandeiras e muitas vezes entram no mar mesmo depois dos guarda-vidas apitarem e acabam se afogando”, disse Contreiras à Agência Brasil . O militar acrescentou que muitas da...
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza será palco de um grande evento dedicado à literatura e à vida: a Festa Literária Cora Coralina. O evento que acontece no próximo dia 26 de junho, a partir das 14h, será marcado por uma programação totalmente diversificada com produção e realização de pessoas da terceira idade participantes das atividades do Instituto Chico Mota. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
A festa finaliza o Projeto Nunca é Tarde, realizado pelo Instituto Chico Mota para formação de leitores na terceira idade, contará com apresentações musicais do Coral Cativar e dos alunos do curso de sanfona, esquetes teatrais, leitura e exposição de cordéis produzidos pelos alunos nas oficinas de Literatura de Cordel, feira literária, participação de escritores presentes nas atividades do projeto e demais literatos.
Outro momento marcante será o lançamento do livro Marcas do Tempo, organizado pela professora e escritora Anna K. Lima que reúne textos produzidos na oficina de Escrita Criativa, realizada com o objetivo incentivar o hábito da leitura, a valorização e o incentivo à escrita e resgate da memória individual. A publicação é do Selo Editorial Aliás.
Cora Coralina
Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985), foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais) quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Sobre o Instituto Chico Mota
O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.
Serviço
Festa Literária Cora Coralina
Dia 26 de junho
Horário: 14h às 18h
Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Endereço: Rua Conde D´Eu, 560 - Centro
Aberto ao público
Gratuito
Gratuito
Mais informações: (85) 3393-4036
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.