Por unanimidade, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve sentença que condenou o Estado ao pagamento de indenização por danos morais, além de pensionamento a uma mãe cujo filho, de oito anos, morreu afogado em área pertencente às obras do Cinturão das Águas do Ceará, no município de Barbalha. O julgamento teve a relatoria da desembargadora Lisete de Sousa Gadelha. De acordo com os autos, no dia 18 de fevereiro de 2022 o menino estava com o pai nas proximidades do canal quando caiu e se afogou em um trecho da obra pública que não possuia qualquer tipo de sinalização ou isolamento para alertar sobre os riscos existentes no local. A mãe ajuizou ação de indenização alegando omissão estatal quanto à segurança da área. A sentença da 2ª Vara Cível da Comarca de Barbalha, proferida no dia 30 de maio de 2025, reconheceu a negligência do Estado e fixou indenização por danos morais em R$ 30 mil, além de pensionamento mensal. Inconformado, o Estado apelo...
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza será palco de um grande evento dedicado à literatura e à vida: a Festa Literária Cora Coralina. O evento que acontece no próximo dia 26 de junho, a partir das 14h, será marcado por uma programação totalmente diversificada com produção e realização de pessoas da terceira idade participantes das atividades do Instituto Chico Mota. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
A festa finaliza o Projeto Nunca é Tarde, realizado pelo Instituto Chico Mota para formação de leitores na terceira idade, contará com apresentações musicais do Coral Cativar e dos alunos do curso de sanfona, esquetes teatrais, leitura e exposição de cordéis produzidos pelos alunos nas oficinas de Literatura de Cordel, feira literária, participação de escritores presentes nas atividades do projeto e demais literatos.
Outro momento marcante será o lançamento do livro Marcas do Tempo, organizado pela professora e escritora Anna K. Lima que reúne textos produzidos na oficina de Escrita Criativa, realizada com o objetivo incentivar o hábito da leitura, a valorização e o incentivo à escrita e resgate da memória individual. A publicação é do Selo Editorial Aliás.
Cora Coralina
Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985), foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais) quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Sobre o Instituto Chico Mota
O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.
Serviço
Festa Literária Cora Coralina
Dia 26 de junho
Horário: 14h às 18h
Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Endereço: Rua Conde D´Eu, 560 - Centro
Aberto ao público
Gratuito
Gratuito
Mais informações: (85) 3393-4036
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.