O Centro Cultural Belchior (CCBel) abre as portas para a 4ª edição do For Pride Festival, que celebra a diversidade, a cultura LGBTQIAPN+ e a economia criativa cearense. Na sexta-feira e sábado (12 e 13/12), o equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza, gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema, recebe oficinas, shows, performances, feira criativa e o retorno do torneio mais querido do Ceará: o campeonato de carimba na Praia de Iracema. Todas as atividades são gratuitas. A agenda inicia nesta sexta-feira (12/12), a partir das 15h, com a oficina de edição de vídeo no celular, voltada para quem usa as redes sociais como vitrine de negócios. A atividade será conduzida por Júlia Oliveira. Às 17h, o público pode circular pela Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+, ao som do set da DJ Rayanna Rayovack. Às 19h, será realizado o lançamento do livro “Atiraste Uma Pedra – Memórias”, que revisita a trajetória de artistas e transformistas que marcaram a cena cearense desde a dé...
Atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, oficiou, nesta terça-feira (18), os juízes de direito das Comarcas do interior, autorizando o atendimento por telefone aos advogados e advogadas.
O ofício, expedido um dia após a reunião com a OAB Ceará, destaca justamente um dos pleitos apresentados pelo presidente da Seccional, Erinaldo Dantas, e pelos presidentes das Subsecções da Região Centro-Sul do Estado. A OAB postulou que fosse avaliada a possibilidade de atendimento aos advogados por telefone, diante das dificuldades enfrentadas por profissionais, relacionadas a causas em tramitação em Comarcas do interior, notadamente no que se refere à necessidade de deslocamentos contínuos a vários municípios no exercício de suas atividades.
O presidente do TJCE, Washington Araújo, considerando que a advocacia possui o direito de obter informações sobre processos e que cabe ao Poder Judiciário adotar as medidas necessárias que garantam o exercício dessa prerrogativa, autorizou o atendimento via telefone aos advogados.
De acordo com o documento, o atendimento autorizado está restrito às comarcas do interior e não abrange processos que tramitam sob segredo de justiça, em que não seja possível a identificação segura do causídico que solicita a informação, conforme o artigo 107, I, do Código de Processo Civil.
De acordo com Erinaldo Dantas, essa é uma grande vitória para a advocacia. “Estamos lutando por melhorias para a advocacia e essa abertura de diálogo com o Tribunal de Justiça é fundamental. Os pleitos da região centro-sul foram discutidos prontamente e almejamos apresentar, o mais breve possível, os demais pleitos de todo o Estado”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.