Milhares de pessoas acordaram cedo neste domingo de carnaval (15) para participar da folia do bloco Divinas Tretas, que se concentrou, mas não saiu, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O Divina Tretas é um dos 55 blocos corresponsáveis pela alegria neste dia ensolarado e quente dos cariocas. O coletivo deriva do antigo bloco Toco-Xona, o primeiro bloco LGBTQIA+ da cidade do Rio de Janeiro , criado em 2007 e renomeado em 2022, após a pandemia de covid-19. A programação musical, tocada ao vivo e nos intervalos, tenta dar conta da pluralidade de ritmos brasileiros com samba, axé, piseiro e pitadas de rock em meio à cena pop. “São músicas que levantam a galera”, explica a cantora e multi-instrumentista Karol Gomes, que se apresenta com tamborim e microfone na banda do bloco. “Tocamos músicas que o público gosta, de divas internacionais e divas brasileiras, em que vestimos a roupinha da gente”, acrescenta Thaissa Zin, produtora executiva do Divinas Tretas. Fol...
_Smartphones são a terceira maior causa de mortes no trânsito do país. Especialista alerta para os perigos em seu uso ao dirigir._
Não é difícil encontrar motoristas fazendo ligação, respondendo mensagem ou olhando as redes sociais enquanto dirigem. O uso de aparelhos celulares no trânsito é uma situação perigosa que leva a morte de cerca de 150 pessoas por dia, sendo a terceira maior causa de mortes no trânsito no país, segundo um último estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Para o advogado de trânsito, Rodrigo Nóbrega, o uso do aparelho é o responsável pela falta de atenção, o que causa a maioria dos acidentes. ''Esses dados são preocupantes, a gente sabe os acidentes de trânsito tem um custo muito alto para toda sociedade e poderiam ser evitados se houvesse mais prudência por parte dos condutores. Precisa-se ter um trabalho de conscientização." analisa o advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nobrega.
Além do perigo para os motoristas infratores e veículos atingidos, existe o risco para os pedestres que por uma distração do condutor, podem ser atropelados. Segundo dados do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a utilização de smartphones leva a pessoa a ficar cerca de 4 a 5 segundos distraída, o que é suficiente para causar um acidente. Apesar da infração por dirigir com apenas uma das mãos sempre existir, a partir de 2016 por conta da quantidade de pessoas usando o aparelho celular, o legislador criou uma majoração desse artigo do código de trânsito. Se o condutor estiver dirigindo com apenas uma das mãos e a outra estiver segurando o celular, a infração passa a ser gravíssima. O uso de fones de ouvidos também gera multas, sendo o modo viva voz o único permitido. O advogado Rodrigo Nóbrega, completa: " É uma infração muito comum, muita gente se engana achando que se o veículo estiver parado pode usar o aparelho e não pode. Só é permitido o seu uso se o veículo estiver parado e com os motores desligados.”
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.