#audioinclui

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Especialistas em otorrinolaringologia do Brasil e do exterior se reúnem em Fortaleza em agosto



A Capital cearense recebe nos próximos dias 1, 2 e 3 de agosto, nomes renomados da área da otorrinolaringologia para o XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia. O evento será realizado na Unichristus - Campus Parque Ecológico. É a segunda vez que Fortaleza sedia o evento.

     Durante os três dias, profissionais, professores e estudantes vão discutir temas acadêmicos e de saúde pública. “A excelência do atendimento” é o tema da palestra de abertura. O presidente da Unimed Fortaleza e médico otorrinolaringologista, Elias Leite, vai debater com os otorrinos um modelo de gestão diferenciado que visa um atendimento mais humanizado e de fidelização do paciente. Saúde vocal, refluxo laringofaríngeo, obstrução nasal na infância e imunoterapia são alguns temas que também estão na programação do Congresso.

Rinite alérgica na infância
Não são só os adultos que sofrem com a rinite. No Brasil, um estudo do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) mostrou frequência média de 12,5% de rinite entre crianças de 6 e 7 anos e de cerca de 20% em adolescentes com idades de 13 a 14 anos. A incidência progride até a adolescência, fase da vida em que pode afetar até 25% da população.
     A rinite alérgica é uma doença não contagiosa, que pode se iniciar em qualquer período da vida, mas é pouco frequente antes dos 12 meses de idade. Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: crises de espirros, coriza clarinha, coceira no nariz (podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta) e entupimento nasal.
     O Dr. Victor Gondim, membro da Comissão Científica do XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia, explica que a rinite é uma inflamação do tecido de revestimento interno nasal com diversas causas. “Pelo menos uma a cada 10 pessoas sofre dessa condição. Quando mal controlada, pode prejudicar a capacidade de trabalho, com queixa, muitas vezes, de baixa produtividade”, alerta Victor Gondim.

Serviço
XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia
Data: 1, 2 e 3 de agosto de 2019.
Hora: 8h às 17h45
Local: Unichristus - Campus Parque Ecológico. Rua Vereador Paulo Mamede, 130. Cocó. Fortaleza-CE
Link para inscrições: http://nneorl2019.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.