O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que o Brasil fechou com chave de ouro a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados nas localidades italianas de Milão e Cortina. Em comunicado emitido neste domingo (22), a entidade afirmou que o ápice da campanha verde-amarela foi o ouro de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, a primeira medalha brasileira em uma edição do megaevento esportivo. “Começamos bem, aumentando o número de participantes, aumentando o número da delegação. E fechamos literalmente com a chave de ouro, conquistando a primeira medalha olímpica do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. E logo uma medalha de ouro”, celebrou o presidente do COB, Marco La Porta. “Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno apenas para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte. Acho que esse ouro representa a força...
A Capital cearense recebe nos próximos dias 1, 2 e 3 de agosto, nomes renomados da área da otorrinolaringologia para o XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia. O evento será realizado na Unichristus - Campus Parque Ecológico. É a segunda vez que Fortaleza sedia o evento.
Durante os três dias, profissionais, professores e estudantes vão discutir temas acadêmicos e de saúde pública. “A excelência do atendimento” é o tema da palestra de abertura. O presidente da Unimed Fortaleza e médico otorrinolaringologista, Elias Leite, vai debater com os otorrinos um modelo de gestão diferenciado que visa um atendimento mais humanizado e de fidelização do paciente. Saúde vocal, refluxo laringofaríngeo, obstrução nasal na infância e imunoterapia são alguns temas que também estão na programação do Congresso.
Rinite alérgica na infância
Não são só os adultos que sofrem com a rinite. No Brasil, um estudo do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) mostrou frequência média de 12,5% de rinite entre crianças de 6 e 7 anos e de cerca de 20% em adolescentes com idades de 13 a 14 anos. A incidência progride até a adolescência, fase da vida em que pode afetar até 25% da população.
A rinite alérgica é uma doença não contagiosa, que pode se iniciar em qualquer período da vida, mas é pouco frequente antes dos 12 meses de idade. Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: crises de espirros, coriza clarinha, coceira no nariz (podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta) e entupimento nasal.
O Dr. Victor Gondim, membro da Comissão Científica do XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia, explica que a rinite é uma inflamação do tecido de revestimento interno nasal com diversas causas. “Pelo menos uma a cada 10 pessoas sofre dessa condição. Quando mal controlada, pode prejudicar a capacidade de trabalho, com queixa, muitas vezes, de baixa produtividade”, alerta Victor Gondim.
Serviço
XV Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia
Data: 1, 2 e 3 de agosto de 2019.
Hora: 8h às 17h45
Local: Unichristus - Campus Parque Ecológico. Rua Vereador Paulo Mamede, 130. Cocó. Fortaleza-CE

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.