*SOS Ressaca: hidratação estratégica e nutrição são as chaves para sobreviver à folia* _Diretora médica da Clínica SiM alerta sobre os perigos da desidratação e ensina como a hidratação estratégica e alguns alimentos podem garantir energia ao longo da festa._ O Carnaval é, para muitos, uma maratona de quatro a seis dias que exige o máximo do corpo. Entre as altas temperaturas do verão e o consumo aumentado de bebidas alcoólicas, o organismo enfrenta dois grandes inimigos: a desidratação e a sobrecarga hepática (do fígado). Para ajudar os foliões a manterem o ritmo sem comprometer a saúde, a Clínica SiM preparou um guia de sobrevivência focado em medicina preventiva e nutrição inteligente. Muitos acreditam que apenas beber água "quando der sede" é o suficiente, mas o processo de desidratação no Carnaval é acelerado. O álcool inibe o hormônio antidiurético, fazendo com que o corpo perca mais líquido do que ingere. "O álcool tem um efeito diurético potente que, somado às al...
No último dia 1º de julho, foi inaugurada, no Hospital Regional Unimed (HRU), uma Agência Transfusional do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). A unidade, que funcionará 24h por dia e está localizada no 4º andar (ala Norte) do hospital, é responsável pela viabilização das transfusões dos hemocomponentes (hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado) do hospital. O HRU conta também com parceria com o Fujisan.
Para a coordenadora da Oncologia e Hematologia do HRU, Dra. Beatriz Pitombeira, a parceria com o Hemoce surge como mais uma opção para os pacientes do hospital receberem com mais facilidade os serviços de hemoterapia aliados à qualidade na prestação de serviços do HEMOCE. “Nosso ideal, de levar o melhor ao nosso paciente, é reafirmado com essa parceria. Por meio dela, conseguiremos, ainda mais, auxiliar os pacientes que precisam de serviços hemoterápicos já que seguiremos um caminho mais ágil com o HEMOCE dentro do nosso hospital”, reforça.
Diferença entre banco de sangue e agência transfuncional
Apesar de parecidos, os bancos de sangue e agências transfusionais têm finalidades diferentes. O banco de sangue é o local onde é feito todo o processo, desde a captação e cadastro do doador até a coleta do sangue, armazenamento e liberação do material. Já a agência transfusional é o local que se recebe as bolsas já fracionadas com todos os testes imunológicos do doador, para ser utilizada nos setores do hospital.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.