As pessoas interessadas em pedir isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem fazer a solicitação até 23h59 desta terça-feira (8), no horário de Brasília. A taxa única é de R$ 70 para os cargos de nível médio e superior e deve ser paga até o dia 21 de julho. O pedido de gratuidade deve ser feito online , no momento da inscrição, exclusivamente no sistema da Fundação Getulio Vargas , banca examinadora do certame, com login único da conta no portal do governo federal, o Gov.br. O endereço eletrônico é o mesmo para anexar a documentação que comprove as situações que dão direito à gratuidade da taxa de inscrição. Quem tem direito De acordo com as condições previstas no edital do CNU 2025 , têm direito à isenção da taxa as pessoas que: têm inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); comprovem ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Minist...
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB Ceará, irá promover, no dia 20 de julho (sábado), a primeira caminhada de integração das pessoas com doenças raras, em Fortaleza. O evento, intitulado “Caminhada IntegraRaros”, terá concentração na Praça dos Estressados, a partir das 16h, e seguirá ao longo da Avenida Beira Mar, com encerramento no Aterro da Praia de Iracema.
A Caminhada tem como objetivo manifestar a força das pessoas com doenças raras, contando com o apoio e participação de outras Associações. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras da OAB/CE é pioneira em todo o Brasil a abordar a temática, proporcionando às pessoas portadoras de condições raras uma forma efetiva de vivenciar momentos de lazer com a comunidade; conscientizando e integrando socialmente os pacientes, em especial as crianças.
Segundo o presidente da Comissão, Alexandre Costa o papel institucional da OAB, é garantir a essas pessoas um olhar cuidadoso e social. “A Comissão é um braço da Ordem no qual atua em defesa dessas pessoas que muitas vezes tornam-se invisíveis e sem voz”, afirmou.
De acordo com o Ministério da Saúde, são classificadas como doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100.000 indivíduos. É certo que, 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade, 75% das doenças afetam crianças e 80% são de origem genética.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.