Ciclo Carnavalesco movimenta mais de 227 mil turistas em Fortaleza Dados do Observatório do Turismo apontam impacto econômico de R$ 1,15 bilhão na economia da capital no período de pré-Carnaval e Carnaval Compartilhe: A capital cearense vem consolidando um novo posicionamento como destino carnavalesco. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de promoção e de uma combinação de fatores que tornam a experiência cada vez mais atrativa: uma programação cultural diversificada e descentralizada, aliada aos atrativos já consagrados da cidade, como praias, gastronomia, lazer e vida urbana (Foto: Marcelo Obana) Fortaleza terá uma movimentação turística intensa ao longo do Ciclo Carnavalesco de 2026. De acordo com dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), são esperados cerca de 227.140 turistas durante o período de pré-Carnaval e Carnaval, entre os dias 16 de janeiro e 17 de fevereiro. O número representa um crescimento de 13,6% ...
Presidente da Caixa confirma apoio a projeto de natação de atletas paralímpicos do Ceará após indicação de Heitor Freire
Deputado federal solicitou visita de Pedro Duarte ao Nadar, que atende cerca de 100 atletas e precisa de ajuda para continuar
Há uma década o projeto Nadar é uma referência no Ceará: oferece treinamento e reabilitação para cerca de 100 atletas de natação. Atualmente, a equipe conta com quatro alunos que possuem algum tipo de deficiência, mas nenhuma limitação física os impede de brilhar nas piscinas por aí quando disputam campeonatos. E boas notícias estão por vir para o Nadar: graças à articulação do deputado federal Heitor Freire (PSL-CE), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, conheceu o Nadar, no último final de semana, e confirmou o apoio do banco à essa demanda:
"A Caixa dá apoio no Brasil inteiro, principalmente quando tratam-se dos esportes que atendem atletas paralímpicos. Colaboramos com as seleções, e queremos ampliar para os outros níveis, como a iniciação, além de ajudar os atletas que tem situação financeira precária. Estou muito feliz por saber que existe essa iniciativa aqui no Ceará, e certamente contará com o apoio da Caixa, pois é motivo de orgulho não só no estado, mas em todo o Brasil", declarou Pedro Duarte, que, na visita, chegou a dar algumas braçadas na piscina junto com os alunos do projeto. Essa foi a primeira visita, desde o início do ano, da comitiva da Caixa Econômica Federal ao Ceará, que ficou no estado de sexta-feira até domingo, e a programação incluiu reuniões com parlamentares regionais, incluindo Heitor Freire.
O deputado federal comemorou o sucesso da ida do presidente da Caixa ao Nadar, e ressaltou a importância do apoio aos atletas que, segundo ele, são exemplos de superação, de garra e de força de vontade:
"O presidente da Caixa pôde conhecer de perto a realidade daqueles que trabalham genuinamente para ajudar esses atletas. O Nadar é um projeto lindo, e minha prima, atleta paralímpica, faz parte dele. O esporte é um fomentador de talentos, promove a saúde, ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e violência, entre outros tantos benefícios. Sabemos o quanto precisamos avançar nos investimentos em esportes de diversas modalidades, mais ainda quando falamos daqueles que incentivam o sucesso dos atletas com deficiência. Muito importante a ida dele ao projeto, atendendo a um pedido meu, e esse retorno positivo sobre o apoio tão necessário para a continuidade dos trabalhos ", afirmou Heitor Freire.
O Nadar funciona em locais improvisados, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Pólo Maracanaú, por exemplo, que cede algumas raias da piscina para os atletas poderem treinar. O projeto não possui patrocínio e para arrecadar recursos financeiros recorre a venda de rifas, por exemplo. A bolsa dos atletas é de R$ 100, para o custeio de passagem e outras despesas.
"Vamos continuar trabalhando para firmar parcerias e ajudar as iniciativas que atendem os atletas de diversas modalidades, pois eles mostram que não importa a dificuldade, se você realmente for atrás do que te faz feliz, nenhuma limitação pode impedir de alcançar os seus sonhos", concluiu o deputado federal Heitor Freire.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.