Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
Os mais aficionados pela folia já estão em contagem regressiva para o Fortal. E aqueles que gostam de dar um toque pessoal no abadá têm a oportunidade de aprender novas e criativas formas de fazer isso no Senac RioMar. Na próxima terça-feira (23), a unidade realiza a oficina Customização e Estilização de Abadás, em que os participantes conhecerão técnicas de cortes e entrelaçados para transformar a vestimenta oficial dos blocos de acordo com as últimas tendências e o gosto de cada um.
Na oficina, os participantes deverão levar uma camiseta para treinar as técnicas. Além de como fazer diferentes modelos, eles vão aprender a forma correta de usar materiais como tesoura e fita métrica para ter um resultado mais satisfatório e não correr o risco de estragar o abadá. Para deixar todo mundo no clima, Sara Girão, instrutora do Senac, deu algumas dicas para ter mais sucesso na customização das peças:
· Use fita métrica para medir e o local em que vai fazer os cortes e evitar que saiam tortos ou desiguais;
· Use uma tesoura amolada para não machucar o tecido;
· Não saber costurar não é problema: é possível fazer vários modelos usando apenas nós e recortes;
Para aqueles que querem aprender de perto e até levar seu próprio abadá para transformar na oficina do Senac RioMar , as inscrições podem ser feitas presencialmente ou online, no linkhttp://bit.ly/SenacRiomar. A oficina acontece na próxima terça-feira (23), das 18h às 20h.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.