Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e autoridades governamentais a trocarem informações de forma segura e sigilosa, tornando desnecessário o uso dos aplicativos de mensagens comerciais – muitos deles desenvolvidos por empresas estrangeiras. Chamada msg gov, a plataforma foi apresentada nesta semana no evento Diálogos da Abin. O aplicativo é compatível com os sistemas Android e iOS. De acordo com a Abin, ele funciona de forma similar aos aplicativos comerciais, podendo enviar tanto mensagens de texto quanto material multimídia, por meio de chamadas de voz e vídeo. Possibilita ainda o compartilhamento de arquivos e documentos entre usuários ou em grupos. A primeira versão do aplicativo foi testada pelo público interno da Abin ao longo de 2025. O aplicativo é integrado ao gov.br, o que lhe confere “mais praticidade”, segundo a agência. Criptografia O diferencial desse aplicativo está no f...
Os mais aficionados pela folia já estão em contagem regressiva para o Fortal. E aqueles que gostam de dar um toque pessoal no abadá têm a oportunidade de aprender novas e criativas formas de fazer isso no Senac RioMar. Na próxima terça-feira (23), a unidade realiza a oficina Customização e Estilização de Abadás, em que os participantes conhecerão técnicas de cortes e entrelaçados para transformar a vestimenta oficial dos blocos de acordo com as últimas tendências e o gosto de cada um.
Na oficina, os participantes deverão levar uma camiseta para treinar as técnicas. Além de como fazer diferentes modelos, eles vão aprender a forma correta de usar materiais como tesoura e fita métrica para ter um resultado mais satisfatório e não correr o risco de estragar o abadá. Para deixar todo mundo no clima, Sara Girão, instrutora do Senac, deu algumas dicas para ter mais sucesso na customização das peças:
· Use fita métrica para medir e o local em que vai fazer os cortes e evitar que saiam tortos ou desiguais;
· Use uma tesoura amolada para não machucar o tecido;
· Não saber costurar não é problema: é possível fazer vários modelos usando apenas nós e recortes;
Para aqueles que querem aprender de perto e até levar seu próprio abadá para transformar na oficina do Senac RioMar , as inscrições podem ser feitas presencialmente ou online, no linkhttp://bit.ly/SenacRiomar. A oficina acontece na próxima terça-feira (23), das 18h às 20h.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.