A Polícia Militar do Ceará, por meio do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), apreendeu um revólver calibre .22 no Bairro Sinhá Sabóia, em Sobral. A ação ocorreu após a PM receber informações sobre a presença de um indivíduo armado na área. No local, os policiais avistaram um adolescente de 17 anos, que, ao perceber a chegada da viatura, correu em direção a uma rua próxima, colocando a mão na cintura. Durante a fuga, o jovem sacou a arma de fogo e apontou-a na direção dos militares. Diante da ameaça iminente, os policiais reagiram à ação, conseguindo conter o adolescente com um disparo que o atingiu no tornozelo. O revólver, municiado com cinco estojos (sendo dois deflagrados), foi apreendido e o adolescente encaminhado a uma unidade hospitalar, sem risco de morte. O fato foi apresentado na Delegacia Regional de Sobral, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.
A OAB Ceará enviou ofício para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, disponibilizando o auditório da Sede da Seccional, nos dias 27 e 28 de agosto, como forma de viabilizar a realização da I Semana de Direitos HumanosDandara dos Santos.
Segundo o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, “a Ordem é a favor da discussão dos direitos humanos e da democracia. Por isso, cedeu o espaço para a realização do evento”.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará, Virgínia Porto, também defende a realização da I Semana de Direitos Humanos. “Trata-se de uma temática da mais alta relevância para a formação acadêmica e está insculpida entre as finalidades da OAB”, afirmou.
A I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos foi cancelada pelo Ministério da Educação e pelo IFCE. A abertura do evento foi feita na Praça da Gentilândia, na noite dessa terça-feira (20).
Segundo a organização, a programação vinha sendo elaborada há cerca de seis meses. Entre os convidados, está Guilherme Boulos, que foi candidato a presidente da República, pelo PSOL, na última eleição. As atividades previstas nesta I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos acontecerão em espaços alternativos em Fortaleza, Sobral e Canindé, sem o nome do Instituto.
A Reitoria do IFCE informou, em nota, que o cancelamento do evento seria para evitar viés político-partidário.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.