#audioinclui

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Escola e Comunidade adotam terreno baldio na Cidade dos Funcionários e transformam em Praça Sustentável

A história real virou espetáculo e estará em cartaz, no dia 8 de outubro, no Teatro Via Sul.
O antigo terreno baldio no cruzamento das ruas Chico Lemos com Antônio de Castro, no bairro Cidade dos Funcionários, adotado pela Escola Vital Didonet e comunidade do entorno há mais de um ano, passou por uma transformação e virou uma Praça Sustentável, hoje conhecida como “Praça dos Ipês”. A história real de dedicação e superação se desdobrou em várias ações: projeto de linguagem, ecológico, contação de histórias, revista; foi premiado pelo Sebrae-CE na categoria Educação Empreendedora 2018 e agora é Peça de Teatro, que estará em cartaz, dia 8 de outubro, no Teatro Via Sul.
O espaço hoje considerado área verde pela Prefeitura de Fortaleza é mantido limpo e cuidado por voluntários, estudantes, pais e crianças da comunidade. Há um ano e meio, a diretora da Escola Vital Didonet, Míria Espíndola, adotou o terreno. Em pouco tempo, a diferença era notável. A delimitação da área foi feita com pneus reciclados, assim como os brinquedos, para o projeto. Os muros estão cobertos por artes de grafiteiros. Além disso, na Praça funciona uma biblioteca compartilhada dentro de uma geladeira reciclada.
Segundo Míria, o processo de adoção não foi apenas burocrático, mas afetivo. Os alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental do colégio também participaram da transformação do espaço. “Não queríamos apenas fazer a limpeza do terreno, mas tornar a área útil para toda a comunidade”, explica. O passo seguinte foi a conscientização dos trabalhadores. Míria organizou um café da manhã para os carroceiros locais. “Conseguimos sensibilizar sete carroceiros. Agora, eles mesmos se responsabilizam e falam uns pros outros que não se deve mais jogar lixo ali”, relata.
Peça de Teatro
A ação gerou inspiração para a criação da peça de teatro Ipêzinho: O menino Árvore-Mudando Atitudes, dirigida por Denilson Almeida e fundamentada a partir de ações coletivas de sustentabilidade que transformaram o dia a dia de uma comunidade e de uma escola, na busca por melhoria e preservação de um espaço público e do meio ambiente.
Os ingressos para o espetáculo, destinado principalmente às crianças que cursam educação infantil e fundamental, já estão à venda no Centro de Educação Vital Didonet. Para mais informações, compra de ingressos ou montagem de pacotes para escolas, ONGs e Associações, basta ligar para os contatos: 3279. 3283 ou 98856.2710.
Sobre a História
Ipêzinho, o menino árvore e outras cinco crianças vivem uma grande aventura ao enfrentar uma batalha em defesa da Sustentabilidade e do Meio Ambiente. A história, baseada em fatos reais, se passa na Praça Dos Ipês, localizada no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. Ipêzinho e seus amigos lutam em defesa da preservação do espaço e tentam proteger a Praça de uma empresária que almeja derrubar as árvores para construir um prédio comercial no local. Para enfrentá-la, as crianças e o “menino árvore” contam com a ajuda da Caipora, uma índia mágica, e dos pais do Ipêzinho. Você está convidado a nos ajudar, venha colaborar com a Sustentabilidade porque ter consciência ambiental é o primeiro passo para grandes mudanças.

Serviço:
Espetáculo Ipêzinho: O menino Árvore- Mudando Atitudes
Data:08/10 (Terça-Feira)
Local: Teatro Via Sul
Hora: 9h30
Para compra de ingressos: 3279. 3283 ou 98856.2710.
Centro de Educação Vital Didonet: Rua Sertão do Inhamuns, 201, Cidade dos Funcionários.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.