O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deu início à segunda fase do projeto de implantação de academias em suas unidades operacionais. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos bombeiros militares que servem diariamente à população cearense. Nesta nova etapa, serão adquiridos equipamentos para cerca de oito unidades operacionais, em continuidade ao compromisso da corporação de expandir gradualmente a estrutura para todos os quartéis do Estado. Primeira fase Na fase inicial, o CBMCE recebeu um investimento de R$ 778.815,60 do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do eixo Melhoria da Qualidade de Vida dos Profissionais. Os recursos do Governo Federal foram aplicados na compra de equipamentos para a montagem das academias. Quatro unidades estratégicas foram contempladas: os quartéis de Jacarecang...
Todos os anos o Maracatu Solar escolhe um tema para o período do Pré-Carnaval e do Carnaval de Fortaleza. Vislumbrando as questões das doenças que afligem a alma e o espírito, o Maracatu Solar por meio de sua arte e compromisso coletivo terá como tema de 2020, Viver e Se Cuidar e terá como loa oficial para o Carnaval 2020 intitulada “Obaluaê – Nossos Medos Viemos Cantar”, composta pelo multiartista Pingo de Fortaleza. Obaluaê nas religiões afros trata das questões das doenças e curas. E para fortalecer o Setembro Amarelo, neste sábado, 14, às 19h, a Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, recebe o ensaio geral do Maracatu Solar que irá lançar a nova loa.
“Vamos falar da solidão e da necessidade de superar esse processo através de muito amor, mas também junto ao trabalho coletivo de assistência, convivência, escuta e a prática artística como uma forma de se curar, de se cuidar”. O tema não ficará restrito aos desfiles do Maracatu, será trabalhado por meio de discussões, roda de conversa, visitação a espaços que trabalham com estas questões”, pontua Pingo de Fortaleza.
Maracatu Solar é programa de formação cultural continuada vinculado à ONG Associação Cultural Solidariedade e Artes – Solar, fundada em 2006 e tem à frente, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza e figuras de referência na cultura cearense, como Decartes Gadelha, Eliahne Brasileiro, entre outros.
Ser Obaluaê - Nossos Medos Viemos Cantar
(Pingo de Fortaleza, agosto de 2019 – Solar 2020)
Ser Obaluaê
Se a solidão nos ferir
Sorrir, agir e caminhar
Quando o corpo cansado
E a mente vaga
Não quiser mais crer
Ser Obaluaê
No opanijé dançar
Saltar feito pipoca
No calor que aflora
A qualquer hora da evolução
Na alegria de ver aumentar o grão
Saudável crescer
Ser Obaluaê
Filho da dor
Senhor da terra
Que o amor encerra
Toda transformação
E o sol ainda há de brilhar
Entre as palhas
Que cobrem nossas feridas
Armadilhas antigas
Guardadas em segredos
São enfim nossos medos
Que agora viemos cantar.
Ser Obaluaê Atotô
Meu tambor ainda toca
Dentro e em qualquer lugar
Pra seguir e caminhar
Viver e se curar ...ser Solar.
Serviço
Ensaio Geral do Maracatu Solar
Lançamento da loa “Ser Obaluaê” – Solar 2020
Praça da Gentilândia (João Gentil)
Av. 13 de Maio – s/n - Benfica
Dia 14 de setembro
Horário: 19h
Gratuito
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.