Polícia do Vale do Tâmisa prendeu na manhã desta quinta-feira (19), em Norfolk, o ex-príncipe Andrew, irmão mais novo do Rei Charles III. As autoridades não divulgaram o nome do detido “conforme as diretrizes nacionais”, argumentando que “é importante proteger a integridade e a objetividade da investigação”. A BBC e o The Guardian , no entanto, confirmaram tratar-se dele. Andrew Mountbatten-Windsor é suspeito de ter enviado documentos confidenciais do governo do Reino Unido ao financista e líder de uma rede de prostituição e pedofilia Jeffrey Epstein. “Como parte das investigações, prendemos hoje um homem na casa dos 60 anos, de Norfolk, suspeito de má conduta em cargo público. Também são feitas buscas em endereços em Berkshire e Norfolk. O homem permanece em custódia nesse momento”, publicou a polícia na conta oficial na rede X. Segundo a Reuters, TVs e jornais locais informaram mais cedo que seis carros descaracterizados da polícia foram a Wood Far...
Nesta terça-feira (24), a OAB Ceará, através da Comissão de Saúde, realizará o Fórum de Incentivo e Conscientização à Doação de Órgãos. O evento será no Plenário da OAB Ceará (Av. Washington Soares, 800. Guararapes – 1º andar), das 14h às 17h. As inscrições poderão ser feitas no local, mediante a doação de 1 lata de leite.
O médico perito legista da PEFOCE, Vitor Hugo; a enfermeira da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos - CNCDO, Mônica Paiva Lima; a coordenadora didático-pedagógica da Residência em Transplante do Hospital Universitário Walter Cantídio, Isis Aguiar; a enfermeira mestra em transplantes, Lisiane Paiva; e o procurador federal e professor (UniChristus), Carlo Maden; serão os palestrantes.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, Ricardo Madeiro, o Estado do Ceará é destaque na realização de transplantes, mas o grande desafio ainda é o quantitativo de doadores, porque ainda há muita resistência da população. “O intuito do evento é esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos, mostrando como é todo o processo de captação dos órgãos, bem como os aspectos médicos e legais”, destacou.
*Transplantes de órgãos:*
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Estado do Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos e conta com 62 hospitais notificantes entre públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes/ Ministério da Saúde.
Se considerada a proporção por milhão de habitantes, no primeiro semestre deste ano, o Ceará foi o segundo do País que mais realizou transplantes de fígado, o terceiro em pulmão e coração, o quarto em córnea, o sétimo em rim pâncreas/rim e o nono em medula óssea.
A excelência, porém, depende ainda dos doadores. Entre 2014 e 2018, a quantidade de pessoas ou famílias cearenses que doaram órgãos oscilou: naquele ano, foram 220 doadores efetivos, número que caiu para 206 no ano passado. Já em 2019, até junho, o total era de 122 doações concretizadas. Em doação efetiva, o Ceará ocupa o 3º lugar do País, acima da média nacional.
*Serviço:*
Fórum de Incentivo e Conscientização à Doação de Órgãos
Data: 24 de setembro
Local: Plenário da OAB Ceará (Av. Washington Soares, 800. Guararapes – 1º andar)
Horário: das 14h às 17h.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.