O papa Leão XIV criticou as condições dos palestinos em Gaza em seu sermão de Natal nesta quinta-feira (25), em um apelo excepcionalmente direto durante o que normalmente é um serviço solene e espiritual no dia em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus. Leão, o primeiro papa dos Estados Unidos, disse que a história de Jesus nascendo em um estábulo mostrou que Deus havia "armado sua frágil tenda" entre as pessoas do mundo. "Como, então, podemos não pensar nas tendas em Gaza, expostas por semanas à chuva, ao vento e ao frio?", perguntou. Celebrando seu primeiro Natal depois de ser eleito em maio por cardeais para suceder o papa Francisco, tem um estilo mais calmo e diplomático do que seu antecessor e geralmente se abstém de fazer referências políticas em seus sermões. Em uma bênção de Natal posterior, o papa, que fez do cuidado com os imigrantes um tema fundamental de seu trabalho inicial, também lamentou a situação dos migrantes e refugiados que "atrav...
11 de outubro: Dia Nacional da Prevenção da Obesidade; Doença atinge quase 20% da população brasileira
A obesidade é um problema de proporções epidêmicas no mundo. No Brasil, os números mostram que a doença é caso de saúde pública. Conforme pesquisa da Vigitel publicada pelo Ministério da Saúde, neste ano de 2019, 19,8% da população no Brasil vem sofrendo com a obesidade.
Com objetivo de discutir o problema, a cada dia 11 de outubro há o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. O médico referência em medicina preventiva e do estilo de vida saudável, Fernando Guanabara, explica a importância da data para discorrer sobre o problema e destaca que esse aumento do número de obesos pode ser explicado devido ao estilo de vida que parte da população adota.
“Hoje, as pessoas focam muito no trabalho e deixam de fazer atividade física, não dão prioridade para uma alimentação balanceada e o sono também é prejudicado. Isso gera inflamação no corpo, estresse. A inflamação está associada ao sobrepeso e a obesidade. Acaba que essas pessoas procuram a comida para recompensar o estresse, como se aquilo fosse um escape”, afirmou o médico.
O excesso de peso também aumentou dentre a população brasileira. No Brasil, 55,7% da população tem excesso de peso. Fernando Guanabara ainda explica que muitas doenças, que sequer imaginamos, têm relação direta com a obesidade: “Além das doenças cardiovasculares, este excesso de peso está relacionado ao câncer, parkinson, demência, diabetes tipo 2 e o próprio processo do envelhecimento, que acaba se tornando acelerado”, pontuou Fernando.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.