Créditos: Mateus Lotif/FEC A luta continua! Pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Fortaleza visitou o Red Bull Bragantino/SP nesta quarta-feira (26), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Com um gol de Adam Bareiro no segundo tempo, o Leão venceu por 1 a 0, chegou aos 37 pontos na 18ª posição, reduzindo para apenas dois pontos a diferença para o Vitória/BA, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. No próximo domingo, 30, o Fortaleza volta à Arena Castelão depois de três jogos fora, e recebe a equipe do Atlético Mineiro, às 18h30, na Arena Castelão, pela 35ª rodada. Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 Danielfranca@futebolcearense.com.br
11 de outubro: Dia Nacional da Prevenção da Obesidade; Doença atinge quase 20% da população brasileira
A obesidade é um problema de proporções epidêmicas no mundo. No Brasil, os números mostram que a doença é caso de saúde pública. Conforme pesquisa da Vigitel publicada pelo Ministério da Saúde, neste ano de 2019, 19,8% da população no Brasil vem sofrendo com a obesidade.
Com objetivo de discutir o problema, a cada dia 11 de outubro há o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. O médico referência em medicina preventiva e do estilo de vida saudável, Fernando Guanabara, explica a importância da data para discorrer sobre o problema e destaca que esse aumento do número de obesos pode ser explicado devido ao estilo de vida que parte da população adota.
“Hoje, as pessoas focam muito no trabalho e deixam de fazer atividade física, não dão prioridade para uma alimentação balanceada e o sono também é prejudicado. Isso gera inflamação no corpo, estresse. A inflamação está associada ao sobrepeso e a obesidade. Acaba que essas pessoas procuram a comida para recompensar o estresse, como se aquilo fosse um escape”, afirmou o médico.
O excesso de peso também aumentou dentre a população brasileira. No Brasil, 55,7% da população tem excesso de peso. Fernando Guanabara ainda explica que muitas doenças, que sequer imaginamos, têm relação direta com a obesidade: “Além das doenças cardiovasculares, este excesso de peso está relacionado ao câncer, parkinson, demência, diabetes tipo 2 e o próprio processo do envelhecimento, que acaba se tornando acelerado”, pontuou Fernando.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.