A atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, resultou na promoção de festividades carnavalescas em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na capital. A ação decorre de trabalho do MP do Ceará e garante o direito à cultura e ao lazer previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Realizaram festejos carnavalescos as seguintes ILPIs: Lar Santa Bárbara, Casa de Nazaré, Toca de Assis Irmãs, Naim Residencial Sênior, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Três Irmãs, Lar Dois Irmãos, Residencial Primavera, Girassol, Hibisco, Flor de Lótus, Recanto Rei Davi, Conviver Residence, Residencial Santa Terezinha, Casa São Vicente de Paulo, Lar de Idosos Vovó Leda, Arte do Cuidar, Vivencie Residencial Sênior, Recanto do Sagrado Coração, Extensão do Lar Residencial Sênior, Lar Nova Vida Fortaleza, Lar Torres de Melo, Casa Aconchego do Idoso, Instituto Josefino, Terça da Serra Residencial Sênior, Vitta Residencial Sênior, Lar M...
11 de outubro: Dia Nacional da Prevenção da Obesidade; Doença atinge quase 20% da população brasileira
A obesidade é um problema de proporções epidêmicas no mundo. No Brasil, os números mostram que a doença é caso de saúde pública. Conforme pesquisa da Vigitel publicada pelo Ministério da Saúde, neste ano de 2019, 19,8% da população no Brasil vem sofrendo com a obesidade.
Com objetivo de discutir o problema, a cada dia 11 de outubro há o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. O médico referência em medicina preventiva e do estilo de vida saudável, Fernando Guanabara, explica a importância da data para discorrer sobre o problema e destaca que esse aumento do número de obesos pode ser explicado devido ao estilo de vida que parte da população adota.
“Hoje, as pessoas focam muito no trabalho e deixam de fazer atividade física, não dão prioridade para uma alimentação balanceada e o sono também é prejudicado. Isso gera inflamação no corpo, estresse. A inflamação está associada ao sobrepeso e a obesidade. Acaba que essas pessoas procuram a comida para recompensar o estresse, como se aquilo fosse um escape”, afirmou o médico.
O excesso de peso também aumentou dentre a população brasileira. No Brasil, 55,7% da população tem excesso de peso. Fernando Guanabara ainda explica que muitas doenças, que sequer imaginamos, têm relação direta com a obesidade: “Além das doenças cardiovasculares, este excesso de peso está relacionado ao câncer, parkinson, demência, diabetes tipo 2 e o próprio processo do envelhecimento, que acaba se tornando acelerado”, pontuou Fernando.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.