Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) conseguiu localizar sete armas e mais de 20 quilos de cocaína que estavam escondidos na localidade de Macaco, zona rural no município de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do estado. Equipes da Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca encontraram, escondidas, dentro de uma cova o arsenal: duas carabinas de uso restrito, além de três pistolas e dois revólveres. Um total de 220 munições de calibres diversos, entre 556, .40 e 9 milímetros também foram encontradas pelas equipes, além de carregadores e balaclavas. Um veículo modelo HB 20 e dois radiocomunicadores também estão entre os objetos localizados pelas equipes de policiais civis. Os policiais civis também encontraram três prensas grandes, uma balança, além de rolos plásticos. Todo o material serviria para promover a pesagem e o transporte dos entorpecentes. As investigações das equipes seguem para localizar os responsáveis pelo material ilícito. Denú...
Museu do Ciclo do Couro celebra a data com programação especial
O artesão caririense mais conhecido no Brasil e no exterior, Mestre Espedito Seleiro, completa 80 anos no dia 29/10. Para celebrar a data, o Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda com acervo e história do artesão, terá programação especial. As festividades fazem parte do Sesc Cultura de Raiz, que homenageia os Mestres da Cultura do Ceará durante o mês de outubro.
O evento conta com a participação de dois grupos de tradição: o Reisado de Congo do Mestre Aldenir e os Bacamarteiros da Paz. Finalizando as comemorações, J oquinha Gonzaga apresenta forró-pé-de serra, estilo do tio Luiz Gonzaga.
Vida e obra de Espedito Seleiro
Nascido em Arneiroz no dia 29 de outubro de 1939, Espedito Velozo de Carvalho é reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Com o saber herdado do avô, Espedito fabricou selas e arreios artesanais para tirar o sustento da família até que o mercado e o tempo impuseram mudanças. A partir daí, o artesão passou a se inspirar no pai, que produziu sandálias para Lampião, e desenvolveu um novo modelo de calçado em couro para acompanhar o andar do homem do sertão. O encontro das técnicas de família virou, então, sua marca registrada e conquistou passarelas e vitrines de grandes marcas da moda no Brasil.
Espedito foi homenageado pelo Senac Ceará em 2016 com o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. Em 2018, recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Já neste ano, a Embaixada do Brasil em Londres, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, levou a arte do Mestre à Inglaterra para uma exposição homônima ao livro, com chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro.
SERVIÇO
Aniversário de 80 Anos do Mestre Espedito Seleiro (Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura Popular)
Local: Museu Ciclo do Couro, rua Monsenhor Tavares, 318, Nova Olinda - CE
Agenda:
16h: Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz
16h30: Missa de Ação de Graças
18h: Mestre Aldenir com Reisado de Congo
18h30: Parabéns
19h: Show de Joquinha Gonzaga
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.