A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
Museu do Ciclo do Couro celebra a data com programação especial
O artesão caririense mais conhecido no Brasil e no exterior, Mestre Espedito Seleiro, completa 80 anos no dia 29/10. Para celebrar a data, o Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda com acervo e história do artesão, terá programação especial. As festividades fazem parte do Sesc Cultura de Raiz, que homenageia os Mestres da Cultura do Ceará durante o mês de outubro.
O evento conta com a participação de dois grupos de tradição: o Reisado de Congo do Mestre Aldenir e os Bacamarteiros da Paz. Finalizando as comemorações, J oquinha Gonzaga apresenta forró-pé-de serra, estilo do tio Luiz Gonzaga.
Vida e obra de Espedito Seleiro
Nascido em Arneiroz no dia 29 de outubro de 1939, Espedito Velozo de Carvalho é reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Com o saber herdado do avô, Espedito fabricou selas e arreios artesanais para tirar o sustento da família até que o mercado e o tempo impuseram mudanças. A partir daí, o artesão passou a se inspirar no pai, que produziu sandálias para Lampião, e desenvolveu um novo modelo de calçado em couro para acompanhar o andar do homem do sertão. O encontro das técnicas de família virou, então, sua marca registrada e conquistou passarelas e vitrines de grandes marcas da moda no Brasil.
Espedito foi homenageado pelo Senac Ceará em 2016 com o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. Em 2018, recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Já neste ano, a Embaixada do Brasil em Londres, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, levou a arte do Mestre à Inglaterra para uma exposição homônima ao livro, com chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro.
SERVIÇO
Aniversário de 80 Anos do Mestre Espedito Seleiro (Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura Popular)
Local: Museu Ciclo do Couro, rua Monsenhor Tavares, 318, Nova Olinda - CE
Agenda:
16h: Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz
16h30: Missa de Ação de Graças
18h: Mestre Aldenir com Reisado de Congo
18h30: Parabéns
19h: Show de Joquinha Gonzaga
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.