As reclamações do técnico Arthur Elias e de atletas da seleção brasileira deram resultado. Nesta sexta-feira (18), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) liberou as jogadoras para aquecer dentro de campo antes dos jogos da Copa América Feminina, que ocorre no Equador. A decisão foi informada à Agência Brasil pela assessoria de comunicação da Conmebol. Segundo a entidade, as condições dos gramados da competição foram reavaliadas. Com isso, o aquecimento dentro de campo foi liberado para todas as atletas por 15 minutos, mesmo tempo que já era permitido às goleiras. Nos dois primeiros jogos pela Copa América, contra Venezuela e Bolívia, ambos no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, as jogadoras de linha puderam se aquecer somente em um local pequeno, nos vestiários. >> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram Equador - 18/07/2025 - Conmebol libera aquecimento em campo na Copa América Feminina. Lívia Villas Boas/CBF Antes da part...
Museu do Ciclo do Couro celebra a data com programação especial
O artesão caririense mais conhecido no Brasil e no exterior, Mestre Espedito Seleiro, completa 80 anos no dia 29/10. Para celebrar a data, o Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda com acervo e história do artesão, terá programação especial. As festividades fazem parte do Sesc Cultura de Raiz, que homenageia os Mestres da Cultura do Ceará durante o mês de outubro.
O evento conta com a participação de dois grupos de tradição: o Reisado de Congo do Mestre Aldenir e os Bacamarteiros da Paz. Finalizando as comemorações, J oquinha Gonzaga apresenta forró-pé-de serra, estilo do tio Luiz Gonzaga.
Vida e obra de Espedito Seleiro
Nascido em Arneiroz no dia 29 de outubro de 1939, Espedito Velozo de Carvalho é reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Com o saber herdado do avô, Espedito fabricou selas e arreios artesanais para tirar o sustento da família até que o mercado e o tempo impuseram mudanças. A partir daí, o artesão passou a se inspirar no pai, que produziu sandálias para Lampião, e desenvolveu um novo modelo de calçado em couro para acompanhar o andar do homem do sertão. O encontro das técnicas de família virou, então, sua marca registrada e conquistou passarelas e vitrines de grandes marcas da moda no Brasil.
Espedito foi homenageado pelo Senac Ceará em 2016 com o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. Em 2018, recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Já neste ano, a Embaixada do Brasil em Londres, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, levou a arte do Mestre à Inglaterra para uma exposição homônima ao livro, com chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro.
SERVIÇO
Aniversário de 80 Anos do Mestre Espedito Seleiro (Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura Popular)
Local: Museu Ciclo do Couro, rua Monsenhor Tavares, 318, Nova Olinda - CE
Agenda:
16h: Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz
16h30: Missa de Ação de Graças
18h: Mestre Aldenir com Reisado de Congo
18h30: Parabéns
19h: Show de Joquinha Gonzaga
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.