O setor de Serviços permanece como o mais expressivo e o principal motor do crescimento em 2025 O Ceará alcançou um marco histórico em 2025 ao superar 140 mil novas empresas constituídas, conforme balanço parcial divulgado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O levantamento considera o período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2025, em comparação com o mesmo intervalo de 2024. De acordo com os dados, o Estado contabilizou 140.663 novos negócios em 2025, o que representa um crescimento de 26,4% em relação a 2024, quando foram registradas 111.293 constituições no mesmo período analisado. Com esse desempenho, o Ceará encerra o ano com 1.082.127 empresas ativas, consolidando-se como um dos estados com maior dinamismo empreendedor no país e reforçando o ambiente favorável à abertura e formalização de negócios. Serviços puxam expansão Entre os segmentos econômicos, o setor de Serviços permanece como o mais expressivo e o principal motor do crescimento em 2025. No período...
Cearense DCDN entrega novos geradores à Ilha de Fernando de Noronha, onde atua há mais de uma década na manutenção da segurança energética
O grupo cearense DCDN, que atua em seis estados do Nordeste, está entregando mais três geradores Cummins para a Ilha de Fernando de Noronha. Há mais de uma década, a DCDN é responsável pela operação e manutenção da Usina Tubarão, que gera a maior parte da energia da Ilha.
"Foram vendidos três geradores de menor porte para fazer um balanceamento da carga de energia da Ilha. Com os novos equipamentos, a ideia é fazer uma melhor distribuição de carga, dependendo do horário do dia", explica o diretor executivo da DCDN, Luiz Antonio Trotta Miranda. "A maior parte da geração de energia de Fernando de Noronha é feita por geradores Cummins e operada e mantida pela equipe da DCDN. Os geradores funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana. A nossa equipe de manutenção, composta por dez funcionários, é responsável por fazer todo o monitoramento da carga de energia", reforça.
O diretor executivo da DCDN lembra que a Ilha de Fernando de Noronha é considerada um patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, o trabalho de fornecimento de energia para a Ilha é feito considerando os aspectos ambientais.
"Nós seguimos à risca todas as questões regulatórias, especialmente as que dizem respeito ao meio ambiente. Por isso, os geradores instalados na Ilha são máquinas muito eficientes e com baixo nível de poluição e ruído. Com isso, nós conseguimos atender a todas as exigências dos órgãos ambientais", explica, acrescentando que a Ilha já conta com fontes alternativas de energia, como placas solares, mas que elas são complementares.
A Usina Tubarão, unidade operacional da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), é uma termelétrica movida a diesel que gera e fornece energia elétrica para toda a Ilha e tem capacidade acima de 5MW. A usina utiliza modernos equipamentos Cummins fornecidos pela DCDN.
Sobre a DCDN
A DCDN é distribuidora exclusiva Cummins, Hyster, Komatsu e Allison Transmission e é uma das empresas do grupo cearense DCDN, que conta ainda com a DCDN Engenharia, que atua no desenvolvimento e na gestão de projetos de energia; a DCDN Locações, cujo foco é o aluguel de máquinas; a Dominó Nordeste, com a comercialização de máquinas de automação industrial; e a Norlabel, que fabrica máquinas de rotular.
Há mais de 35 anos no mercado, o Grupo DCDN possui sede em Fortaleza (CE) e filial em Jaboatão dos Guararapes (PE). Além do Ceará e de Pernambuco, o Grupo também atua nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, com foco nos setores energético, automotivo, marítimo, agrícola, varejista, industrial e de infraestrutura e construção.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.