Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Museu da Fotografia Fortaleza inaugura exposição de Bob Wolfenson


A mostra “Bob Wolfenson: Retratos” apresenta uma retrospectiva com mais de 150 obras de um dos principais fotógrafos do país; Caetano Veloso e Sebastião Salgado estão entre as figuras clicadas pelo artista


Uma das referências nacionais como retratista, Bob Wolfenson transita com a mesma habilidade entre a publicidade e a arte. Ao longo de quase 50 anos de carreira, é responsável por alguns dos retratos mais marcantes da iconografia brasileira recente.

Aquele que se define como especialista em breves encontros, comemora sua trajetória em Bob Wolfenson: Retratos, no Museu da Fotografia Fortaleza, a partir de 5 de outubro. Às 10h será a abertura para visitação, às 10h30 o artista dará uma palestra para o público, no auditório do MFF e, às 11h30, Bob fará uma visita guiada pela mostra. A exposição, preparada em 2018, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, tem curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado.

A mostra compreende e mistura diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Taís Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmilla, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo e muitos outros. 

A exposição traz mais de 150 retratos, vários deles ainda inéditos, feitos pelo fotógrafo ao longo de 45 anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador. 

Para a escolha das imagens integrantes, Villela, Furtado e Wolfenson adotaram alguns critérios. Além da escolha de retratos emblemáticos, em que o fotógrafo trabalha e até discute a própria linguagem, também haverá fotografias realizadas em momentos importantes para o País. A mostra traz, também, um conjunto de fotografias de um lado menos divulgado do fotógrafo: sua atividade de “paparazzo. São relances de figuras encontradas por acaso e que ele não poderia deixar passar, a exemplo de Charles Chaplin, Sophia Loren e Yoko Ono. 

Sobre o artista
Nascido em 1954, o paulistano Bob Wolfenson é um dos principais retratistas da contemporaneidade. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo. Desde que iniciou sua trajetória profissional, aos 16 anos, no estúdio da Editora Abril, trabalhou com os principais gêneros fotográficos. No ano de 1982, deixou sua cidade natal para morar em Nova York e atuar como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. A trajetória de Wolfenson o consagrou como referência em retrato, fotografia de moda e nus. Seu trabalho é bastante abrangente, desde o campo das fotos encomendadas, como de moda e os editoriais, aos projetos artísticos pessoais. Já foi publicado nos principais veículos do país, como Folha de S.

Paulo, Veja, Vogue, ELLE, Playboy, Harper’s Bazaar, Marie Claire e Rolling Stone. Também expôs em mostras individuais, como A Caminho do Mar (2007) e Nósoutros (2017), ambas na Galeria Millan, e em coletivas, como Modos de Ver o Brasil (2017), na Oca, do Ibirapuera. Foi co-curador da exposição sobre o fotógrafo Otto Stupakoff ao lado de Sergio Burgi, em 2016, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Publicou livros como Jardim da Luz (Editora DBA/Companhia das Letras, 1996), Moda no Brasil por Brasileiros (Cosacnaify, 2003), Antifachada-Encadernação Dourada (Cosacnaify, 2004), Cinépolis (Schoeler, 2009), Apreensões (Cosacnaify, 2010), Belvedere (Cosac Naify, 2013), 24x36 (Schoeler Editions,2013) e Bob Wolfenson (Terra Virgem Edições, 2017). Wolfenson é, ainda, criador e editor da revista de arte e moda S/N. Muitas de suas obras estão em acervos de importantes instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), Zacheta National Gallery of Art da Varsóvia, além de diversas coleções particulares. A exposição Retratos aconteceu no Espaço Cultural Porto Seguro de agosto a dezembro de 2018.

Sobre os curadores
RODRIGO VILLELA (curador)
Gestor cultural, curador e editor, é formado em letras pela Universidade de São Paulo (USP) e tem especialização em edição pela Universidade Complutense de Madri. Desde 2016 é diretor executivo e artístico do Espaço Cultural Porto Seguro (ECPS), em São Paulo, onde é responsável pela linha curatorial e pela gestão. No ECPS, foi responsável pela realização de 11 exposições, sendo curador de 4 delas. Entre as exposições internacionais das quais foi diretor artístico, destaque para “Ser urbano”, de Carlos Garaicoa, e “Instrumentos”, de Ismaïl Bahri, realizada em colaboração com o Jeu de Paume, Paris. É curador, junto com Fábio Furtado, da Exposição “Carlos Moreira: retrospectiva – Wrong so Well”, em cartaz até 27 de outubro de 2019.

FÁBIO FURTADO (assistente de curadoria)
Formação em Letras (USP), Fotografia (M2 Compound, com Carlos Moreira), artes cênicas (CPT, Antunes Filho) e gravura (com Evandro Carlos Jardim). É documentarista independente e dirigiu, ao lado de Pedro Jezler, “Górgona”, filme sobre a atriz e diretora teatral Maria Alice Vergueiro. Atualmente, prepara um segundo documentário, sobre o fotógrafo Carlos Moreira. Desde 2015, faz os vídeos e web documentários para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Trabalhou ainda durante mais de dez anos com criação publicitária e branding, e também no mercado editorial. Há dois anos atua com conteúdo e posicionamento do Espaço Cultural Porto Seguro, colaborando, sob a direção de Rodrigo Villela, para a constituição da linha curatorial da instituição. É curador, junto com Villela, da Exposição “Carlos Moreira: retrospectiva – Wrong so Well”, em cartaz até 27 de outubro de 2019.

SERVIÇO:
“Bob Wolfenson: Retratos”
Data abertura: 05/10 (sábado)
Horário: 10h
Palestra: 10h30
Visita mediada: 11h30
Censura: Livre
Visitação: Gratuita, de quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.