Após ação do Ministério Público do Ceará, a Justiça determinou a paralisação imediata das obras realizadas às margens do Açude Joaquim Távora, no distrito de Feiticeiro, em Jaguaribe. A decisão da 2ª Vara da Comarca busca conter danos ambientais causados por aterro, supressão de vegetação e construções não licenciadas em área de preservação permanente. Segundo a Ação Civil Pública (ACP), a Associação Comunitária dos Filhos e Amigos de Feiticeiro (AFAF) realizou intervenções em cerca de 550 metros da margem, incluindo instalação de estruturas para eventos, mesmo após embargo administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SAMAP). Relatórios técnicos apontaram risco de assoreamento e contaminação da água do reservatório, além da supressão de 8.300 m² de vegetação nativa. A decisão impõe suspensão das atividades em 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, limitada a R$ 100 mil, além da retirada do aterro, demolição das edificações e execução d...
O Conselho de Sentença da 4ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza sentenciou, no dia 23, o réu Francisco Antônio da Silva (vulgo Leandro), atualmente preso, à pena de 7 anos de reclusão (em regime inicialmente fechado) por tentativa de homicídio duplamente qualificado contra a sua companheira. A sentença atende a uma denúncia ajuizada, em 14 de maio de 2017, pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). O processo foi amparado pelo Projeto Tempo de Justiça e o resultado é fruto do trabalho da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em conjunto com as Promotorias de Justiça do Júri.
O crime ocorreu no dia 23 de abril de 2017, por volta das 15h30, na rua Três Corações, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Na ocasião, Francisco Antônio desferiu vários golpes de faca contra a companheira, de iniciais M.S.G., após os dois terem discutido a respeito do emprego da vítima. Francisco Antônio não aceitava o fato de que M.S.G. trabalhava como garçonete e queria obrigá-la a deixar o emprego, o que foi recusado por ela. Em razão disso, o homem, que costumava ingerir bebida alcoólica e ficar agressivo com a vítima, inclusive ofendendo-a e ameaçando-a de morte, atentou contra a vida da companheira.
Acionada, a Polícia Militar foi até a casa onde os dois moravam e efetuou a prisão em flagrante de Francisco Antônio. Já a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Frotinha de Parangaba. Conforme a denúncia oferecida pelo MPCE e julgada procedente pelo Conselho de Sentença, a motivação do crime foi fútil, visto que o réu tentou matar a companheira em virtude de não aceitar que ela trabalhasse. O delito também foi qualificado como tentativa de feminicídio.
Tempo de Justiça
O programa “Tempo de Justiça” é uma parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, recebendo apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. O Comitê realiza reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento, com a finalidade de propor medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio do aumento da celeridade dos processos judiciais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.