*2026: crescer deixará de ser volume e passará a ser consciência* _Por Maria Helena, Diretora Comercial e Vannessa Souza, Diretora de Recursos Humanos_ O ano de 2026 marca uma virada silenciosa, porém definitiva, na forma como empresas crescem. A lógica do volume, da pressa e do improviso perde espaço para uma construção mais consciente de valor, humano, financeiro e estratégico. O crescimento deixa de ser apenas expansão e passa a ser método, consistência e permanência. O mercado mudou porque as pessoas mudaram. Consumidores estão mais atentos, seletivos e conscientes do impacto das suas escolhas. Não buscam apenas produtos ou serviços, mas sentido, personalização e respeito ao seu tempo e bem-estar. Nesse cenário, marketing deixa de disputar atenção e passa a disputar relevância. Tecnologia, inclusive a inteligência artificial, já não é diferencial competitivo: é infraestrutura. O verdadeiro valor está na capacidade das marcas de combinar dados com sensibilidade humana. N...
Chegou a 10ª edição da maior temporada de ofertas do ano, a Black Friday. A data é a única ação comercial que cresce mais de dois dígitos anualmente, segundo dados do EBIT, indicador de reputação de lojas virtuais. No entanto, o crescimento é proporcional aos cuidados necessários na hora das compras. O especialista em economia e professor da Unifanor I Wyden, Wandemberg Almeida, dá dicas de como aproveitar bem a promoção.
“Para aproveitar a Black Friday sem ter dor de cabeça, é importante que você consumidor, defina o seu orçamento, pois é essencial para você aproveitar ao máximo esse dia, com responsabilidade. Pesquisar preços, fazer comparações com antecedência ajuda e muito a manter seu gasto dentro do orçamento. Lembre-se que o dinheiro é seu, quem manda nele é você, então, pagamento a vista, a palavra-chave é desconto”, explica o economista.
Wandemberg explica, ainda, a importância de pesquisar a credibilidade do estabelecimento. “É importante que o consumidor visite antes as lojas, sites, procure saber sobre a reputação do estabelecimento, pois nesse período muitas empresas aplicam golpes com promoções falsas. Acessando o site do PROCON, Serviço de Proteção ao Consumidor, o cliente poderá verificar uma lista com lojas online suspeitas e que você deve evitar a todo custo durante a Black Friday”, finaliza o Economista.
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