A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
As condições meteorológicas para este início de semana mantêm-se semelhantes aquelas observadas nos últimos dias: poucas nuvens em maior parte do Ceará e tempo seco, principalmente no interior do estado.
Conforme análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão até a próxima quarta-feira (13) é de predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro sobre todo o território cearense.
A temperatura mais elevada e as baixas taxas de umidade relativa do ar, principalmente no centro-sul do Ceará, não devem sofrer alterações expressivas.
Nas últimas 48 horas, os valores extremos foram observados em Jaguaribe, com 39,5°C e Barro, que registrou 39,2°C. Já para a baixa umidade, os picos entre os municípios monitorados por Funceme e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram Iguatu (12%) e Jaguaribe (16%).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.