Pular para o conteúdo principal

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor Para ele, perda da prática pode resultar em retrocesso imensurável

  Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas.  Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....

Dia a dia - Ceará reduz em 51,2% mortes ocasionadas por crimes violentos no Estado no acumulado de 2019


O penúltimo mês de 2019 marca o 20º período seguido de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em todo o Ceará. Com mais um resultado positivo para a Segurança Pública do Estado, a queda no acumulado do ano é de 51,2%, saindo dos 4.190 casos de 2018 para 2.046 nos 11 primeiros meses de cada ano. No total, são 2.144 mortes a menos. Os números, que tratam dos 11 meses de 2019, são os melhores resultados alcançados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em toda a série histórica. O menor índice no Estado havia sido alcançado em 2009, quando de janeiro a novembro foram contabilizados 2.065 CVLI.
A maior redução permanece em Fortaleza, com 56,2% de queda, indo de 1.387 para 608. Inclusive, a Capital cearense está em seu 21º mês de redução nas mortes ocasionadas por crimes violentos, que reúnem os homicídios/feminicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte. Em seguida, vem o Interior Norte, com 54,2% de retração, com 386 casos, em 2019, e 842, em 2018.
Na Região Metropolitana, a queda foi de 46,7% de janeiro a novembro. Durante o período de janeiro a novembro, foram 640 mortes em 2019. Já em 2018, no mesmo período, foram 1.201. Por fim, está a redução também no Interior Sul, indo de 760 para 412, com 45,8% de queda.
A criação de políticas públicas para uma atuação nos territórios como o Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) – bases fixas da Polícia Militar, as estratégias montadas com o objetivo de quebrar a cadeia de crimes, os investimentos em tecnologia, efetivo e equipamentos foram pontos fundamentais para que o Estado revertesse os indicadores criminais em todo território cearense. Em paralelo a isso, o Governo do Ceará elencou iniciativas que contemplam diversas áreas que vão além da segurança pública, como a educação, saúde e lazer.
“Todos nós da Segurança Pública estamos muito confiantes no trabalho que vem sendo feito e confiantes também que terminaremos o ano com o menor número de homicídios de toda a série histórica. Certamente o trabalho que vem sendo conduzido aponta para esse grande resultado, o que levará o Ceará a alcançar um dos melhores patamares de toda uma década. Mesmo com todos esses dados, não estamos comemorando, mas sim utilizando esses números para avaliar o nosso trabalho. Sabemos que estamos no caminho certo e insistiremos nessa estratégia, mas também corrigiremos aquilo que precisa ser melhorado”, destacou o secretário da SSPDS, André Costa.

Novembro

Em novembro, o território com maior redução foi o Interior Norte, com 61,1%, indo de 72 crimes para 28. Em seguida veio a queda registrada em Fortaleza, passando de 105 para 59, com queda de 43,8%. O Interior Sul reduziu em 35%, com 60 crimes em 2018, e 39, em 2019. Por fim, a Região Metropolitana, com 18% de retração, indo de 89 para 73. Com esses números, o Ceará reduziu em 39% os CVLI, indo de 326 crimes para 199 neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.