Os ministros Dias Toffoli e André Mendonça tiveram uma discussão acalorada nesta terça-feira (11) durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O desentendimento ocorreu durante o julgamento do caso que vai decidir se um procurador da República que foi processado por um juiz deve responder às acusações como pessoa física ou na condição de agente do Estado. Durante a sessão, Toffoli disse que André Mendonça deturpou seu voto ao citar conclusões que não teriam sido feitas pelo ele. "Vossa Excelência está deturpando meu voto, com a devida vênia. Vossa Excelência está colocando palavras em meu voto que não existiram", acusou Toffoli. Em seguida, Mendonça negou a acusação e leu literalmente o voto de Toffoli sobre a questão. "Vossa Excelência está um pouco exaltado por esse caso, sem necessidade", disse Mendonça. Toffoli rebateu: "Fico exaltado com covardia", completou. Após o desentendimento, a sessão continuou normalmente e o mini...
O bloco de pré-carnaval também se apresenta no local nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.
Depois de deixar os foliões afiados nos sete ensaios abertos que aconteceram nas últimas semanas, no Gentilândia Bar e no Raimundo dos Queijos, o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural volta, neste domingo (26), para a Praça João Gentil, onde também se apresenta nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.
Assim como aconteceu em 2019, a festa começará no início da tarde de domingo e se estenderá até as primeiras horas da noite. Além da Banda Hospício Cultural, comandada por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o público poderá conferir outras atrações, já que o bloco recebe, todos os anos, vários artistas locais. Tanto é que essa iniciativa se tornou uma de suas marcas.
A volta para a praça promete muitas emoções. É lá que os foliões vão ouvir, pela primeira vez, o novo hino do bloco, que foi escrito e musicado por Gildomar Marinho. A responsável por dar as boas-vindas ao público, neste domingo (26), é a Banda Hospício Cultural, que abre a programação, ao meio-dia, com muitas marchinhas, frevos e maracatus. Em seguida, às 13h30, os presentes acompanharão de perto, no chão da praça, a performance “Todxs Putxs”, de José Honorato Neta. A apresentação consiste em uma interpretação da música homônima, da cantora Ekena, que fala da marginalização que a sociedade impõe às mulheres.
A banda D’longas sobe ao palco às 14 horas e promete agitar a galera. Com Danna de Paula, Rafael Gomes e Paulo Maia em sua formação, a banda Vento Mareia inicia sua apresentação às 15 horas. No repertório super regional, canções autorais que misturam ritmos como baião, xote e reggae. Com um pé na tradição e outro no futuro, Parahyba e Cia. Bate Palmas inicia seu show às 16 horas. A apresentação mescla os conhecimentos e experiências do cantor e compositor Parahyba, de longa trajetória na música cearense, com o talento de uma nova geração de músicos.
No fim da tarde, às 17 horas, os anfitriões voltam ao palco para o show de encerramento. Acompanhada de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva, cantoras reconhecidas na cena musical de Fortaleza, a Banda Hospício Cultural vai animar o público com um repertório repleto para lá de eclético.
História
A história do bloco Hospício Cultural tem início no ambiente virtual, em 2015, quando uma turma de amigos — todos loucos por Carnaval — decidiu criar um grupo no Facebook para trocar dicas sobre o período e compartilhar as experiências vividas na festa. O espaço de discussão, de troca de informações e de afetos foi nomeado de Hospício Cultural.
Dois anos depois, em 2017, integrantes do grupo formaram um coletivo e, com o apoio de comerciantes locais, moradores e da classe artística fortalezense, começaram a ocupar diversos espaços no bairro Benfica com o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural. Capitaneado por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o bloco se firmou como um oásis para os saudosos amantes da folia das marchinhas, frevos e maracatus dos blocos Sanatório Geral e Quem É De BEMfica, em que crianças e adultos vestiam-se de alegria e festejavam o amor e a vida.
Desde então, ano a ano, o Hospício vê o número de pessoas que frequentam seus eventos aumentar. Primeiro o público lotou frente de bares, depois a Rua Paulino Nogueira e, quando parecia que não tinha como crescer mais, os foliões partiram para a Praça João Gentil, um dos pontos mais emblemáticos do Benfica, e a transformaram no palco da festa.
Programação
12h Banda Hospício Cultural
13h30 José Honorato Neta, com a performance “Todxs putxs”
14h D'longas
15h Vento Mareia
16h Parahyba e Companhia Bate Palmas
17h Banda Hospício Cultural com participação de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva
Gerido por um coletivo independente, o bloco conta, neste ano, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, através do edital de apoio aos blocos de rua do Ciclo Carnavalesco 2020. Também apoiam o Hospício Cultural, o Gentilândia Bar e o Cantinho Acadêmico. Durante a festa, são vendidas camisas, cervejas e outros produtos. O valor arrecadado é utilizado para custear os gastos com a produção do evento.
Serviço
Pré-Carnaval Hospício Cultural
Data: 26 de Janeiro de 2020 (Domingo)
Local: Praça João Gentil (Av. Treze de Maio, S/N - Benfica)
Horário: De 12h às 19h
Acesso Gratuito

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.