Hospício Cultural volta à Praça João Gentil neste domingo (26)


O bloco de pré-carnaval também se apresenta no local nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.

Depois de deixar os foliões afiados nos sete ensaios abertos que aconteceram nas últimas semanas, no Gentilândia Bar e no Raimundo dos Queijos, o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural volta, neste domingo (26), para a Praça João Gentil, onde também se apresenta nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.

Assim como aconteceu em 2019, a festa começará no início da tarde de domingo e se estenderá até as primeiras horas da noite. Além da Banda Hospício Cultural, comandada por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o público poderá conferir outras atrações, já que o bloco recebe, todos os anos, vários artistas locais. Tanto é que essa iniciativa se tornou uma de suas marcas.

A volta para a praça promete muitas emoções. É lá que os foliões vão ouvir, pela primeira vez, o novo hino do bloco, que foi escrito e musicado por Gildomar Marinho. A responsável por dar as boas-vindas ao público, neste domingo (26), é a Banda Hospício Cultural, que abre a programação, ao meio-dia, com muitas marchinhas, frevos e maracatus. Em seguida, às 13h30, os presentes acompanharão de perto, no chão da praça, a performance “Todxs Putxs”, de José Honorato Neta. A apresentação consiste em uma interpretação da música homônima, da cantora Ekena, que fala da marginalização que a sociedade impõe às mulheres.

A banda D’longas sobe ao palco às 14 horas e promete agitar a galera. Com Danna de Paula, Rafael Gomes e Paulo Maia em sua formação, a banda Vento Mareia inicia sua apresentação às 15 horas. No repertório super regional, canções autorais que misturam ritmos como baião, xote e reggae. Com um pé na tradição e outro no futuro, Parahyba e Cia. Bate Palmas inicia seu show às 16 horas. A apresentação mescla os conhecimentos e experiências do cantor e compositor Parahyba, de longa trajetória na música cearense, com o talento de uma nova geração de músicos.

No fim da tarde, às 17 horas, os anfitriões voltam ao palco para o show de encerramento. Acompanhada de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva, cantoras reconhecidas na cena musical de Fortaleza, a Banda Hospício Cultural vai animar o público com um repertório repleto para lá de eclético.

História
A história do bloco Hospício Cultural tem início no ambiente virtual, em 2015, quando uma turma de amigos — todos loucos por Carnaval — decidiu criar um grupo no Facebook para trocar dicas sobre o período e compartilhar as experiências vividas na festa. O espaço de discussão, de troca de informações e de afetos foi nomeado de Hospício Cultural.

Dois anos depois, em 2017, integrantes do grupo formaram um coletivo e, com o apoio de comerciantes locais, moradores e da classe artística fortalezense, começaram a ocupar diversos espaços no bairro Benfica com o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural. Capitaneado por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o bloco se firmou como um oásis para os saudosos amantes da folia das marchinhas, frevos e maracatus dos blocos Sanatório Geral e Quem É De BEMfica, em que crianças e adultos vestiam-se de alegria e festejavam o amor e a vida.


Desde então, ano a ano, o Hospício vê o número de pessoas que frequentam seus eventos aumentar. Primeiro o público lotou frente de bares, depois a Rua Paulino Nogueira e, quando parecia que não tinha como crescer mais, os foliões partiram para a Praça João Gentil, um dos pontos mais emblemáticos do Benfica, e a transformaram no palco da festa.


Programação
12h Banda Hospício Cultural
13h30 José Honorato Neta, com a performance “Todxs putxs”
14h D'longas
15h Vento Mareia
16h Parahyba e Companhia Bate Palmas
17h Banda Hospício Cultural com participação de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva


Gerido por um coletivo independente, o bloco conta, neste ano, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, através do edital de apoio aos blocos de rua do Ciclo Carnavalesco 2020. Também apoiam o Hospício Cultural, o Gentilândia Bar e o Cantinho Acadêmico. Durante a festa, são vendidas camisas, cervejas e outros produtos. O valor arrecadado é utilizado para custear os gastos com a produção do evento.


Serviço
Pré-Carnaval Hospício Cultural
Data: 26 de Janeiro de 2020 (Domingo)
Local: Praça João Gentil (Av. Treze de Maio, S/N - Benfica)
Horário: De 12h às 19h
Acesso Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça