Fifa divulgou nesta terça-feira (25) a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026, que será realizado no dia 5 de dezembro em Washington (Estados Unidos). A seleção brasileira está no pote 1, junto dos outros cabeças de chave da competição. “Os procedimentos do sorteio final estabelecem que os países-sede - Canadá, México e Estados Unidos - serão alocados no pote 1. As outras 39 seleções classificadas serão distribuídas nos quatro potes de 12 equipes cada, de acordo com o Ranking Mundial Masculino da Fifa publicado no dia 19 de novembro de 2025. Por fim, as duas vagas referentes ao torneio de repescagem da Copa do Mundo de 2026, assim como as quatro vagas da repescagem europeia, serão alocadas no pote 4”, informou a Fifa por meio de um comunicado oficial. Divisão dos potes Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; ...
26 DE JANEIRO DE 2020 #Chuva #Rajada #Vento
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, neste domingo (26), rajadas de mais de 60 km/h. O aumento repentino da velocidade dos ventos foi provocada por sistemas meteorológicos que formaram-se próximo ao norte do Nordeste.
Pela manhã, uma linha de instabilidade trouxe chuva e rajadas que atingiram 47 km/h. Este sistema é formado a partir de um conjunto de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) em forma de linha, sendo estas também associadas a precipitações mais intensas. Nas imagens de radar e satélite monitoradas pela Funceme, é possível ver, com clareza, o fenômeno.
Imagem de radar na manhã deste domingo com chuvas em decorrência da linha de instabilidade (FOTO: Reprodução/Funceme)
Segundo a Funceme, o calor e a alta umidade dos últimos dias foram ‘ingredientes’ para a instabilidade atmosférica deste sistema atmosférico proporcionar fortes rajadas próximo ao litoral.
Já no período da tarde, devido à presença de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) no norte do Estado que, assim como a linha de instabilidade está associado a nuvens do tipo Cb, provocou mais precipitações e ventos fortes. No balanço até a tarde de hoje, a maiores rajadas registradas pela Funceme, por município, foram de:
65,1 km/h – Sobral
60,8 km/h – Quixeramobim
54,7 km/h – Morada Nova
47,5 km/h – Jaguaruana
47,1 km/h – Fortaleza
Chuvas
As precipitações deste domingo no Litoral de Fortaleza já haviam sido indicadas na previsão do tempo da última sexta-feira e também reforçadas na manhã deste sábado. Para hoje, ainda espera-se ainda que outras regiões do Estado, incluindo a porção centro-sul, receba precipitações acompanhadas de ventos mais intensos.
Considerando dados parciais das Plataformas de Coleta de Dados (PCD) da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados de chuva foram em:
Caucaia – 25 mm
Fortaleza – 15 mm
Sobral – 15 mm
Acaraú – 14,6 mm
Para esta segunda, a previsão é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, Ibiapaba e no Maciço de Baturité. No centro-sul, há cenário favorável para eventos de chuva. A Funceme indica ainda que, amanhã, ventos deverão seguir mais fortes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.