Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que fadiga dos pilotos pode ter contribuído para o acidente com o avião da Voepass/Passaredo , ocorrido em 9 de agosto de 2024 e que matou 58 passageiros e quatro tripulantes . Segundo o relatório, as escalas não tinham tempo suficiente de descanso para a tripulação , o que pode ter levado a erros humanos por fadiga . "A conclusão foi que a empresa montou escalas que reduziram o tempo de descanso da tripulação, o que pode ter causado cansaço em um nível capaz de prejudicar a concentração e o tempo de reação dos profissionais. Esse fator, somado a outras possíveis causas, pode ter contribuído para o acidente com o voo 2283", diz o documento. A auditoria concluiu ainda que a empresa não realizava controle efetivo da jornada de trabalho dos funcionários, descumpria o tempo de descanso estabelecido na Lei dos Aeronautas e violou as cláusulas da Convenção...
Os primeiros dias do ano marcam também o começo da temporada para os clubes cearenses. Nesta segunda (06), o time do Ceará Sporting Club inicia a preparação para as próximas competições com as avaliações físicas dos atletas. Na terça-feira (07), a partir das 7 horas, o Hospital Unimed recebe o time para a realização dos exames de pré-temporada. Esse será o nono ano da parceria do Ceará com a Unimed Fortaleza para realização do check-up anual de seus jogadores.
Segundo o chefe do departamento médico do Ceará, Dr. Gustavo Pires, serão realizados no Hospital Unimed exames laboratoriais, cardíacos (eletrocardiograma e ecocardiograma), além de uma densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) do corpo inteiro que avalia a composição corporal dos atletas, exame considerado de padrão ouro por ser o mais eficaz para avaliar o percentual de gordura. “Esses exames são fundamentais para aferirmos se os atletas estão aptos à prática de esportes de alto rendimento, como é o caso do futebol”, reforça.
Sobre a parceria
O relacionamento da Unimed Fortaleza com o Ceará Sporting Club iniciou em 2011. Segundo o médico do time alvinegro, essa parceria com a cooperativa é muito importante, pois muitos desses exames não teriam como ser realizados no próprio clube. “Esse apoio da Unimed Fortaleza é muito importante para nós, pois, além de abrir as portas do seu hospital para a realização desses exames de pré-temporada, a cooperativa disponibiliza o serviço da Unimed Urgente, que mantém uma ambulância de UTI móvel em todos os jogos disputados na capital, bem como a sua rede própria e credenciada para a realização de exames e consultas ao longo de todo o ano”, comemora Dr. Gustavo Pires.
Programação
7h30 - Chegada dos jogadores ao Hospital
8h - Início da coleta de exames laboratoriais
Café da manhã para o desjejum dos atletas
8h30 - Início do rodízio do time para exames cardíacos e densitometria
12h - Saída do time
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.