A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta quinta-feira (3) que a estatal do petróleo quer aumentar o volume de gás natural escoado para a costa, de forma que o combustível possa chegar mais barato às indústrias. “Quanto mais gás a gente conseguir trazer para costa, mais barato será esse gás para a sociedade”, declarou Chambriard, durante apresentação a jornalistas do pacote de investimentos de mais de R$ 33 bilhões no refino e na indústria petroquímica no estado do Rio de Janeiro. O plano de negócios engloba a integração entre a Rota 3, de escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Sudeste, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), todas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Perguntada se os investimentos podem ajudar a baixar o preço do gás natural, insumo de grande relevância para a indústria, usado tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima de produtos como fert...
_O evento acontece no dia 24 de janeiro e terá bate-papo e sessão de autógrafos_
Uma aventura literária macabra e surpreendente, que tem como pano de fundo a região amazônica. É esse o mote de “A morte e o meteoro” (Todavia), novo romance de Joca Reiners Terron, que será lançado no próximo dia 24, a partir das 20h, no Pátio do Porto Iracema das Artes. Além da sessão de autógrafos, o autor participará de um bate-papo mediado por Júlio Camilo. O evento é aberto ao público.
Considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, Terron recebeu o prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional de 2010, pelo livro “Do fundo do poço se vê a lua”. Em sua nova obra, o autor apresenta um enredo intrincado, que combina segredos ancestrais, índios anarquistas, insetos alucinógenos e uma viagem sangrenta pelos lugares mais sombrios do passado e do futuro.
De 20 a 24 deste mês, Terron também estará no Porto Iracema em mais uma edição do projeto Fábulas de Janeiro, com a oficina de escrita ensaística “Viagem ao redor do meu banheiro”. A formação conta com 25 vagas e as inscrições estão abertas até esta quarta-feira, dia 15.
*Sobre Joca Reiners Terron*
Joca Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968. Estreou na ficção com Não há nada lá (2001) e publicou, entre outros livros, os romances Do fundo do poço se vê a lua (Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, 2010), A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves (2013) e Noite dentro da noite (2017). Atualmente vive em São Paulo.
*Sobre Júlio Camilo*
Júlio Camilo diz que Fortaleza, onde nasceu e se criou, é seu quintal e seu portal para o universo. Posta regularmente textos no perfil do Instagram @cronicalencarina, além de participar esporadicamente como colaborador em outros sites. Recentemente recebeu menção honrosa no XXI concurso de contos do Ideal Clube. Apesar de não ser poeta, tem também alguns poemas publicados na antologia Substansial. Atualmente, prepara o seu primeiro livro de contos.
*Sobre a Escola*
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
*Serviço*
O quê: Lançamento do livro “A morte e o meteoro” (Todavia), de Joca Reiners Terron
Com sessão de autógrafos e bate-papo mediado por Júlio Camilo
Quando: Sexta-feira, 24 de janeiro, às 20h
Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público
“A morte e o meteoro”
Editora: Todavia
120 páginas
R$ 49,90 / Ebook: 29,90
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.