Polícia Civil de Minas Gerais está à procura de detentos que fugiram no último sábado (20) do Centro de Remanejamento de Presos Gameleira. Quatro homens escaparam usando alvarás de soltura falsos que foram inseridos no sistema de Justiça por um hacker. Um dos foragidos foi capturado nesta terça (23). Em comunicado, a polícia mineira afirma que “diligências estão em andamento com o objetivo de apurar as circunstâncias do ocorrido, bem como identificar responsabilidades e localizar eventuais foragidos”. Segundo informações da Radio Nacional , o Tribunal de Justiça de Minas identificou o esquema menos de 24 horas depois da atuação do hacker e os alvarás foram cancelados. Mateus Simões, vice-governador de Minas, disse que ninguém mais conseguiu deixar a prisão usando este tipo de fraude. Além disso, segundo a Rádio Nacional , haverá a partir de agora o atraso no cumprimento de alvarás de soltura para que sejam conferidas possíveis novas fraudes no sistema. O Conselho...
O PSDB vem a público manifestar solidariedade à população cearense, que se vê mais uma vez atormentada por um movimento grevista de parte dos policiais militares, confrontando a própria essência da corporação como força integrante do aparato estatal de segurança pública. Mesmo que motivada por uma reivindicação salarial, é preciso que se diga de uma vez e com todas as letras: greve de policiais armados é motim. Agentes públicos com autorização de portar armas não podem utilizar dessa premissa para fazer pressões, acuar autoridades, ameaçando a população e disseminando a sensação de descontrole numa área vital como a segurança.
Ainda estão retidas na memória dos cearenses, imagens da paralisação da Polícia Militar em 2012, que provocou pânico e cenas de violência lamentáveis. Não há nada de democrático no desvirtuamento do uso da força policial, ainda mais quando utilizada como instrumento político por supostas lideranças e sindicalistas que insuflam o conflito para atingir o Governo e conseguir seus objetivos eleitoreiros.
O PSDB tem compromisso com a democracia, prezamos as instituições, como a valorosa Polícia Militar do Ceará, que é muito maior que grupos baderneiros que, felizmente, são minoria na corporação. Não podemos tolerar a marcha da insensatez em movimentos ilegais dessa ordem, razão pela qual repudiamos os atos de selvageria em Sobral, determinando toque de recolher no comércio da cidade. No ápice dos confrontos, o senador Cid Gomes foi ferido quando tentava intermediar o fim da paralisação. Estamos em oração por sua plena recuperação e rogamos para que o bom senso prevaleça, que a paz volte a reinar em nosso Estado.
*Luiz Pontes*
Presidente do Diretório Estadual do PSDB Ceará
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.