O Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Maracanaú, ofereceu denúncia na última sexta-feira (06/02) contra seis pessoas — quatro homens e duas mulheres — suspeitas de integrar uma associação criminosa especializada em estelionato eletrônico, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. A denúncia é resultado de investigação policial que identificou a atuação do grupo entre os anos de 2022 e 2024, principalmente nos municípios de Maracanaú, Pacatuba e Cascavel. Segundo o MP, os denunciados aplicavam o chamado “golpe do precatório/alvará”. O esquema consistia na produção de documentos judiciais falsos, simulando alvarás e ordens de pagamento supostamente emitidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os documentos continham brasões oficiais, timbres, assinaturas e números reais de processos, obtidos em consultas a portais públicos. Com o material, os investigados entravam em contato com vítimas por meio do WhatsApp, geralmente pessoa...
O samba enredo que conta a história de Barbalha foi destaque e venceu na categoria, conquistando o standard de ouro do Jornal O Globo e do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, do grupo de acesso, conquistou público e jurados inovando com o tema “Santa Cruz de Barbalha - Um conto popular no Cariri cearense”.
O resultado oficial foi divulgado neste domingo, 23, pela comissão julgadora que levou em consideração a criatividade, melodia e concisão da música dos compositores Samir Trindade, Júnior Fionda, Elson Ramires e Rildo Seixas. A música veio cheia de efeitos com viradas, paradas e um xote no meio do batuque do samba.
O samba levantou o público na Sapucaí durante a apresentação da agremiação. Sua letra fala da cultura popular de Barbalha, dando ênfase às atividades de engenho e seguram refrão com a tradição popular sobre o padroeiro da cidade, Santo Antônio, tido como casamenteiro. O samba também fala sobre o cangaço, devoção e força do povo barbalhense.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.