Publicado em 27/02/2026 17h06 Em março, a bandeira tarifária continuará verde. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Isso significa que as condições de geração de energia no país estão favoráveis e não haverá cobrança de custos adicionais na tarifa de energia do consumidor brasileiro. Houve um aumento no volume de chuvas em fevereiro e a consequente elevação do nível dos reservatórios das usinas. Essa condição favoreceu a continuidade da bandeira verde para março. Ainda que a bandeira seja verde e as condições de geração sejam favoráveis na maior parte do tempo, importante lembrar que pode haver despacho complementar de usinas termelétricas para garantir a robustez do sistema elétrico em situações operativas específicas. O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recurs...
_Para além do risco da transmissão, as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem causar danos irreversíveis ao aparelho reprodutor tanto masculino como feminino se não tratadas de forma correta_
O carnaval está chegando e com ele o Ministério da Saúde e instituições intensificam a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta época, para além destas transmissões, especialistas alertam também para os danos que elas podem causar, como, por exemplo, a infertilidade. Um desses exemplos é a clamídia.
Dados do Ministério da Saúde reportam que cerca de 90% dos homens e mais de 70% das mulheres que têm a doença, não sentem nenhuma alteração ou sintoma no corpo - por isso ela é considerada silenciosa. Segundo a OMS, a doença responde por 25% das causas de infertilidade, sendo 15% nas mulheres e 10% nos homens no mundo.
“Além da clamídia, outras ISTs como a gonorreia e o HPV, podem causar infertilidade. Elas podem alterar a produção e a movimentação de espermatozoides e provocar inflamações em útero e trompas, podendo levar a obstrução das mesmas, o que impediria completamente uma gravidez natural, além de aumentarem o risco de aborto”, destaca o especialista em reprodução assistida e diretor da Fertibaby, Daniel Diógenes.
Sobre a clamídia, o médico ressalta que muitas vezes a doença só é descoberta quando o casal vai tentar a gravidez e não consegue. “Se descoberto a tempo, o tratamento é feito com antibióticos e pode impedir a infertilidade”
Daniel ainda lembra que, além do uso de preservativos, é preciso fazer avaliações periódicas, em caso de vida sexual ativa. “Prevenir ainda é o melhor remédio”. Para garantir a proteção, mulheres podem incluir na bolsa uma camisinha feminina. Assim, a folia está garantida, e com segurança.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.