O Alistamento Militar 2026 terá início nesta quinta-feira (1º) e seguirá até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, até mesmo para quem reside no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam voluntariamente prestar o serviço militar, desde que completem 18 anos em 2026. O alistamento é feito gratuitamente, no período estabelecido, e obrigatório aos jovens do sexo masculino, mas quem perder o prazo arcará com multa por atraso e concorrerá à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado. De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar cria uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, pronta para ser mobilizada em situações que exijam a defesa nacional ou apoio em ações subsidiárias. Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para servir às Forças Armadas, em 2026. Como se alistar As inscrições dos ...
Colabora inova - Conselho cidadão de Fortaleza é destaque em evento sobre inovação em políticas públicas
Seminário conta com a presença de cidadãos e membros do Conselho; parlamentares; técnicos e gestores públicos; acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais no tema
A quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades,vinculado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reúne especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformaram cidades. O evento ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 04 e 06 de março, das 9h às 11h, no Centro de Eventos do Ceará.
Compondo a agenda do evento, o Coletivo Delibera Brasil participará do painel “Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas", no dia 5 de março, às 9 horas, no mesmo local. Como convidado principal, o painel contará com o especialista Iain Walker, diretor executivo da newDemocracy Foudation, fundação australiana pioneira na realização de minipúblicos e coordenadora do programa da Undef “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre).
A experiência do Conselho Cidadão de Fortaleza foi financiada pelo Undef e será utilizada como exemplo prático para fomentar o debate sobre os desafios e oportunidades dos júris cidadãos, também chamados de minipúblicos. A capital cearense foi a primeira de três cidades no mundo escolhidas para realizar o projeto de democracia deliberativa “Projeto Conselho Cidadão: Vencer o Desafio do Lixo – Uma Fortaleza Viva e com Mais Saúde para Todos”, tema proposto pela Prefeitura de Fortaleza ao minipúblico, formado por 40 moradores da cidade sorteados por sistema aleatório. O desenvolvimento do projeto foi coordenado pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor) em parceria com o coletivo Delibera Brasil.
Serviço
Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas
Data: 05 de março de 2020
Horário: 11h
Local: Salão Pecém - Centro de Eventos do Ceará
Av.Washington Soares, 999, Portão A, Edson Queiroz- Fortaleza, CE
Inscrições: Evento gratuito, basta se inscrever pelo site do Sympla
Deliberação Cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas
Data: 05 de março de 2020
Horário: 11h
Local: Salão Pecém - Centro de Eventos do Ceará
Av.Washington Soares, 999, Portão A, Edson Queiroz- Fortaleza, CE
Inscrições: Evento gratuito, basta se inscrever pelo site do Sympla
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.