Pular para o conteúdo principal

Portadores de Diabetes e obesidade podem desenvolver quadros mais graves ao contrair o novo coronavírus



Muitas pesquisas relacionadas ao novo coronavírus estão em andamento. Vários estudos a partir da análise de casos notificados em todo o mundo apontam para a relação da idade avançada e da pré-existência de doenças crônicas com os casos mais graves do novo coronavírus. É o caso do diabetes e da obesidade, que constam como fatores de risco para o desenvolvimento de doença mais severa, que requer hospitalização e admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) .

O primeiro caso de morte no Brasil causado pelo Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é um paciente de 62 anos, diabético e hipertenso. No Ceará, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a primeira vítima fatal é um paciente de 72 anos, também diabético.

Segundo a endocrinologista, Ana Flávia Torquato, os diabéticos, assim como os obesos, estão no grupo de risco de desenvolver quadros mais severos da Covid-19. Isso não significa que eles estão mais propensos a pegar a doença, mas que uma vez infectados, têm maior probabilidade de desenvolver complicações mais sérias, necessitar de UTI, e até vir a falecer. “O Diabetes altera a resposta imune do indivíduo. Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde no Brasil mostraram que 36% das pessoas que foram a óbito até o momento no país tinham diabetes, reforçando a importância do diabetes como fator de risco para quadros mais sérios.”

No Reino Unido, o Centro Nacional de Pesquisa e Auditoria em Terapia Intensiva está desenvolvendo um estudo sobre a relação entre a obesidade e os casos graves da doença provocada pelo coronavírus.
De acordo com o estudo que analisa as vítimas internadas em unidades de terapia intensiva, sete em cada dez pacientes são obesos ou tem sobrepeso. É bem reconhecido que pessoas com excesso de peso frequentemente apresentam hipertensão, diabetes, problemas de saúde que estão associados a um risco maior de desenvolver quadros mais graves da Covid 19. Além disso, os obesos podem ter problemas respiratórios como apnéia do sono, asma, e um quadro de hipoventilação pulmonar.

Ana Flávia ainda alerta para os cuidados redobrados com os diabéticos: “Quem tem diabetes deve  ficar em casa, pois evitar o contato com outras pessoas é a única maneira efetiva de prevenir a doença! Além disso, é importante a pessoa checar as glicemias e tomar as medicações regularmente para tentar manter a glicemia controlada; em caso de dúvidas, ou de descontrole da doença, o ideal seria entrar em contato com o médico que acompanha o diabetes”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas