Impulsionadas pelo novo título Tesouro Reserva , as vendas de títulos públicos a pessoas físicas pela internet bateram recorde para meses de maio, divulgou nesta quinta-feira (25) o Tesouro Nacional. No mês passado, o Tesouro Direto vendeu R$ 10,22 bilhões em papéis. O valor é 19,46% maior do que em abril, quando as vendas do Tesouro Direto somaram R$ 8,55 bilhões. Na comparação com maio do ano passado, o volume é 48,98% superior. O recorde histórico para todos os meses do Tesouro Direto ocorreu em março , quando as vendas de títulos federais pela internet somaram R$ 14,79 bilhões. Os títulos mais procurados pelos investidores em maio foram os vinculados aos juros básicos, cuja participação nas vendas somou 54,5%. No caso das tradicionais Letras Financeiras do Tesouro (LFT), as vendas somaram R$ 4,05 bilhões (39,6% do total). As vendas do Tesouro Reserva, novo título indexado aos juros básicos que funciona como as caixinhas de bancos digitais, somaram R$ 1,52 bilhão (14,9% do to...
Portadores de Diabetes e obesidade podem desenvolver quadros mais graves ao contrair o novo coronavírus
Muitas pesquisas relacionadas ao novo coronavírus estão em andamento. Vários estudos a partir da análise de casos notificados em todo o mundo apontam para a relação da idade avançada e da pré-existência de doenças crônicas com os casos mais graves do novo coronavírus. É o caso do diabetes e da obesidade, que constam como fatores de risco para o desenvolvimento de doença mais severa, que requer hospitalização e admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) .
O primeiro caso de morte no Brasil causado pelo Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é um paciente de 62 anos, diabético e hipertenso. No Ceará, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a primeira vítima fatal é um paciente de 72 anos, também diabético.
Segundo a endocrinologista, Ana Flávia Torquato, os diabéticos, assim como os obesos, estão no grupo de risco de desenvolver quadros mais severos da Covid-19. Isso não significa que eles estão mais propensos a pegar a doença, mas que uma vez infectados, têm maior probabilidade de desenvolver complicações mais sérias, necessitar de UTI, e até vir a falecer. “O Diabetes altera a resposta imune do indivíduo. Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde no Brasil mostraram que 36% das pessoas que foram a óbito até o momento no país tinham diabetes, reforçando a importância do diabetes como fator de risco para quadros mais sérios.”
No Reino Unido, o Centro Nacional de Pesquisa e Auditoria em Terapia Intensiva está desenvolvendo um estudo sobre a relação entre a obesidade e os casos graves da doença provocada pelo coronavírus.
De acordo com o estudo que analisa as vítimas internadas em unidades de terapia intensiva, sete em cada dez pacientes são obesos ou tem sobrepeso. É bem reconhecido que pessoas com excesso de peso frequentemente apresentam hipertensão, diabetes, problemas de saúde que estão associados a um risco maior de desenvolver quadros mais graves da Covid 19. Além disso, os obesos podem ter problemas respiratórios como apnéia do sono, asma, e um quadro de hipoventilação pulmonar.
Ana Flávia ainda alerta para os cuidados redobrados com os diabéticos: “Quem tem diabetes deve ficar em casa, pois evitar o contato com outras pessoas é a única maneira efetiva de prevenir a doença! Além disso, é importante a pessoa checar as glicemias e tomar as medicações regularmente para tentar manter a glicemia controlada; em caso de dúvidas, ou de descontrole da doença, o ideal seria entrar em contato com o médico que acompanha o diabetes”.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.