Créditos: Lucas Emanuel/FCF No fechamento da Primeira Fase da Taça Fares Lopes, a tarde deste domingo (23) movimentou duas partidas pela quinta e última rodada válida pelo Grupo A. O Estádio Presidente Vargas foi palco para o Clássico das Cores com Fortaleza e Ferroviário. Com gols nos acréscimos, o Leão saiu vencedor por 2 a 1, e assumiu a liderança com seis pontos. O Tubarão da Barra saiu na frente do placar com belo gol de Thalisson ainda no primeiro tempo. Já na reta final do segundo tempo, o Leão chegou ao empate com Lucas Emanoel e o gol da virada foi anotado por Kauã Rocha nos acréscimos. O resultado, deixou o Fortaleza no topo da classificação, garantindo a sua vaga direta na Semifinal de forma antecipada. A equipe coral ficou em 3º lugar com cinco pontos e avança para a Segunda Fase. Com o mesmo número de pontos, na vice-liderança, o Itapipoca também avançou para a Segunda Fase. No Abilhão, em Quixadá, os donos da casa derrotaram o FC Atlético por 2 a 0 com gols de Gusta...
Portadores de Diabetes e obesidade podem desenvolver quadros mais graves ao contrair o novo coronavírus
Muitas pesquisas relacionadas ao novo coronavírus estão em andamento. Vários estudos a partir da análise de casos notificados em todo o mundo apontam para a relação da idade avançada e da pré-existência de doenças crônicas com os casos mais graves do novo coronavírus. É o caso do diabetes e da obesidade, que constam como fatores de risco para o desenvolvimento de doença mais severa, que requer hospitalização e admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) .
O primeiro caso de morte no Brasil causado pelo Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é um paciente de 62 anos, diabético e hipertenso. No Ceará, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a primeira vítima fatal é um paciente de 72 anos, também diabético.
Segundo a endocrinologista, Ana Flávia Torquato, os diabéticos, assim como os obesos, estão no grupo de risco de desenvolver quadros mais severos da Covid-19. Isso não significa que eles estão mais propensos a pegar a doença, mas que uma vez infectados, têm maior probabilidade de desenvolver complicações mais sérias, necessitar de UTI, e até vir a falecer. “O Diabetes altera a resposta imune do indivíduo. Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde no Brasil mostraram que 36% das pessoas que foram a óbito até o momento no país tinham diabetes, reforçando a importância do diabetes como fator de risco para quadros mais sérios.”
No Reino Unido, o Centro Nacional de Pesquisa e Auditoria em Terapia Intensiva está desenvolvendo um estudo sobre a relação entre a obesidade e os casos graves da doença provocada pelo coronavírus.
De acordo com o estudo que analisa as vítimas internadas em unidades de terapia intensiva, sete em cada dez pacientes são obesos ou tem sobrepeso. É bem reconhecido que pessoas com excesso de peso frequentemente apresentam hipertensão, diabetes, problemas de saúde que estão associados a um risco maior de desenvolver quadros mais graves da Covid 19. Além disso, os obesos podem ter problemas respiratórios como apnéia do sono, asma, e um quadro de hipoventilação pulmonar.
Ana Flávia ainda alerta para os cuidados redobrados com os diabéticos: “Quem tem diabetes deve ficar em casa, pois evitar o contato com outras pessoas é a única maneira efetiva de prevenir a doença! Além disso, é importante a pessoa checar as glicemias e tomar as medicações regularmente para tentar manter a glicemia controlada; em caso de dúvidas, ou de descontrole da doença, o ideal seria entrar em contato com o médico que acompanha o diabetes”.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.