A família da publicitária Juliana Marins confirmou que o velório da jovem será na próxima sexta-feira (4), aberto ao público, no Cemitério e Crematório Parque da Colina, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade onde ela morava. Juliana morreu na semana passada ao cair enquanto fazia uma trilha no Monte Rinjani, um vulcão na ilha de Lombok, na Indonésia. A cerimônia aberta ao público será das 10h às 12h e restrita a familiares e amigos das 12h30 às 15h. Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez nova necropsia no corpo de Juliana. O exame começou às 8h30 e durou cerca de duas horas, no Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto. O procedimento foi feito por dois peritos legistas da Polícia Civil e acompanhado por um perito médico da Polícia Federal e por um assistente técnico representante da família. O resultado preliminar será divulgado em até 7 dias. >> Siga o canal da Agência Brasil ...
A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a segunda versão do Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus. As ações do plano são focadas em campanhas educativas, vigilância em saúde e suporte laboratorial, tendo por finalidade monitorar casos suspeitos e prevenir precocemente, além de esclarecer a população sobre cuidados para a prevenção.
Para auxiliar nessa prevenção, foram destacadas a difusão de ações de higiene, que ajudam a evitar contaminação por vírus, como a lavagem das mãos, cuidados ao tossir e uso correto da máscara. Todas essas ações serão divulgadas por meio dos canais de comunicação da Prefeitura e nas unidades de saúde internamente para o público da SMS.
Em relação aos procedimentos nos atendimentos nas unidades de saúde, o plano também detalha o passo a passo dos protocolos, desde a chegada do paciente à unidade de atenção primária à saúde até uma possível coleta da amostra.
Caso o paciente tenha viajado para algum país com transmissão local do vírus ou tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado, além dos sintomas característicos do COVID-19, o fato deverá ser notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica e encaminhado ao Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia), onde será realizada a coleta de amostras biológicas (swab).
Até o momento, foram realizadas reuniões e capacitações aos gestores e mobilizadores da saúde com o objetivo de repassar o fluxo e os protocolos de atendimento dentro das unidades de saúde. A SMS vem realizando, periodicamente, reuniões com coordenadores de postos e gestores de hospitais com a explicação detalhada do plano. A última reunião ocorreu na terça-feira, dia 03 de março.
Nesta segunda-feira (09/03) foi ministrada uma capacitação para 120 mobilizadores do Núcleo de Educação em Saúde para que possam repassar informações sobre o COVID-19 à população.
A equipe já trabalha tirando dúvidas em relação às endemias em locais estratégicos da cidade e também atuará como multiplicadora das ações de controle e enfrentamento ao vírus.
COVID-19
Notificado em dezembro do ano passado, o COVID-19 é um vírus que causa infecções respiratórias e tem como sintomas febre, tosse e dificuldade de respirar, podendo levar a pneumonia e até a morte.
A letalidade do coronavírus é considerada baixa se comparada a outros vírus respiratórios como o SARS e o MERS. No entanto, a transmissibilidade é bem mais elevada, o que acaba ocasionando um maior número de mortes, já que mais pessoas são infectadas.
Mundialmente, até o momento, foram notificados mais de 87 mil casos, com mais de três mil mortes. No Brasil, até o momento, foram confirmados 25 casos do coronavírus, sendo quatro por transmissão local e 21 casos importados.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.