Pular para o conteúdo principal

*PREFEITURA DE FORTALEZA ATUALIZA PLANO ESTRATÉGICO PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS*




A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a segunda versão do Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus. As ações do plano são focadas em campanhas educativas, vigilância em saúde e suporte laboratorial, tendo por finalidade monitorar casos suspeitos e prevenir precocemente, além de esclarecer a população sobre cuidados para a prevenção.

Para auxiliar nessa prevenção, foram destacadas a difusão de ações de higiene, que ajudam a evitar contaminação por vírus, como a lavagem das mãos, cuidados ao tossir e uso correto da máscara. Todas essas ações serão divulgadas por meio dos canais de comunicação da Prefeitura e nas unidades de saúde internamente para o público da SMS.

Em relação aos procedimentos nos atendimentos nas unidades de saúde, o plano também detalha o passo a passo dos protocolos, desde a chegada do paciente à unidade de atenção primária à saúde até uma possível coleta da amostra.

Caso o paciente tenha viajado para algum país com transmissão local do vírus ou tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado, além dos sintomas característicos do COVID-19, o fato deverá ser notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica e encaminhado ao Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia), onde será realizada a coleta de amostras biológicas (swab).

Até o momento, foram realizadas reuniões e capacitações aos gestores e mobilizadores da saúde com o objetivo de repassar o fluxo e os protocolos de atendimento dentro das unidades de saúde. A SMS vem realizando, periodicamente, reuniões com coordenadores de postos e gestores de hospitais com a explicação detalhada do plano. A última reunião ocorreu na terça-feira, dia 03 de março.
Nesta segunda-feira (09/03) foi ministrada uma capacitação para 120 mobilizadores do Núcleo de Educação em Saúde para que possam repassar informações sobre o COVID-19 à população.

A equipe já trabalha tirando dúvidas em relação às endemias em locais estratégicos da cidade e também atuará como multiplicadora das ações de controle e enfrentamento ao vírus.

COVID-19

Notificado em dezembro do ano passado, o COVID-19 é um vírus que causa infecções respiratórias e tem como sintomas febre, tosse e dificuldade de respirar, podendo levar a pneumonia e até a morte.

A letalidade do coronavírus é considerada baixa se comparada a outros vírus respiratórios como o SARS e o MERS. No entanto, a transmissibilidade é bem mais elevada, o que acaba ocasionando um maior número de mortes, já que mais pessoas são infectadas.

Mundialmente, até o momento, foram notificados mais de 87 mil casos, com mais de três mil mortes. No Brasil, até o momento, foram confirmados 25 casos do coronavírus, sendo quatro por transmissão local e 21 casos importados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas