Com salto de 88% na castanha de caju e 31% nas frutas, o Ceará fortalece sua pauta exportadora e aposta em inovação tecnológica e interiorização para sustentar o desenvolvimento econômico O agronegócio do Ceará encerra o período de janeiro a novembro de 2025 com resultados históricos, reafirmando sua força como pilar da economia estadual, de acordo com o levantamento coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio de sua Secretaria Executiva do Agronegócio. Conforme o estudo, as exportações dos principais setores alcançaram US$ 453,3 milhões, o que representa um crescimento de 21,96% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse avanço consolida a recuperação da pauta exportadora cearense, com destaque para produtos de base agroindustrial e extrativista. O desempenho foi impulsionado por setores onde o Ceará já exerce protagonismo absoluto. No segmento de castanha de caju, o estado registrou um crescimento expressivo de 88,84%, somando US$ 66,9 milhões em v...
Dois municípios do Ceará registraram suas maiores chuvas em 2020 no intervalo entre as 7h da última quinta-feira (23) e 7h desta sexta-feira (24), de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Litoral de Fortaleza, Aquiraz registrou a maior chuva do ano no município, com 170 milímetros no posto pluviométrico Sapucaia Fernandes; maior acumulado em 2020 também em Acaraú, com 125 mm no posto pluviométrico Aranaú.
A precipitação em Aquiraz aparece ainda como a terceira maior da série histórica registrada pela Funceme, que compreende desde 1973 até os dias atuais. Também no Litoral de Fortaleza, outro município registrou chuva bastante expressiva: Pindoretama, com 108 mm no posto pluviométrico Sede.
O cenário favorável já havia sido adiantado pela Funceme na última quarta-feira (22) em previsão do tempo elaborada por meteorologistas da Fundação. Por conta do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, comentou que se formavam “áreas de instabilidade que deverão favorecer precipitações principalmente no noroeste e na faixa litorânea, podendo, inclusive, serem registrados episódios de chuvas mais intensas”.
Além dos municípios da zona litorânea do estado, as chuvas banharam o estado todo de forma bem distribuída, com acumulados expressivos podendo ser observados em todas as macrorregiões cearenses. Na Capital, foram observados 81 mm no posto pluviométrico Pici. Ao todo, foram registradas precipitações em pelo menos 118 municípios cearenses.
Confira os principais acumulados das últimas 24 horas:
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 170.0 mm
Acaraú (Posto: Aranaú) : 125.0 mm
Aquiraz (Posto: Berra Bode) : 108.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 108.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 81.5 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 81.0 mm
Uruoca (Posto: Uruoca) : 79.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 72.0 mm
Granja (Posto: Ibuguacu) : 70.0 mm
Santa Quitéria (Posto: Raimundo Martins) : 69.6 mm
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.