Pular para o conteúdo principal

Colabora Inova - Startups criam soluções inovadoras para período de quarentena


Várias instituições têm usado o conhecimento e a tecnologia para amenizar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19, dentre elas, algumas startups assistidas pelo programa Corredores Digitais, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Uma delas é a Finspect - que em tempos normais atua analisando, por meio da inteligência artificial, o faturamento hospitalar e clínico, com o intuito de eliminar o indeferimentos dos pagamentos feitos por convênios - e durante a crise criou o site covid.finspect.me/, onde reúne todas as informações relevantes sobre o coronavírus.

O CEO da Finspect, Higor Diego, diz que a criação do site tem como objetivo informar a população através dos dados dos órgãos competentes e notícias relacionadas, tudo de forma prática e eficiente, para que não se gerem informações desencontradas e fictícias.

Outra iniciativa é assinada pelo CEO da GR Tecnologia, Gean Viana, que desenvolve soluções inovadoras, e em meio à crise gerada pela pandemia, criou o Hand Clean, borrifador automático de álcool, desenvolvido para higienizar as mãos de forma mais segura em hospitais, bancos e outros estabelecimentos. Segundo Gean, o aparelho conta com reservatório de 1,2 litro, que rende mais de mil jatos de álcool. A Santa Casa de Sobral é uma das instituições que adotou o borrifador em suas instalações.

Boas ideias durante a criseSão várias as empresas que estão aproveitando o momento de crise para criar soluções e transformar o cenário de desafios em terreno fértil para ideias inovadoras. Confira outras abaixo:

Expeduca
Mais de cem horas/aulas já foram ministradas pela startup cearense Expeduca, que passou a ofertar as aulas particulares online, individualizadas e gratuitas para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, neste período de quarentena. A empresa está com cadastro aberto para atender mais interessados, no site https://www.aulasexpeduca.com.br/. De forma espontânea, professores do Nordeste e Sudeste já aderiram à iniciativa, para garantir que os estudantes brasileiros sigam se preparando para os desafios escolares.

Robótica Sustentável
Os criadores da empresa Robótica Sustentável estão divulgando lives em seu perfil do Instagram, para que crianças reciclem material enquanto criam robôs para se divertirem nesse período de isolamento social. Usando itens como papelão, espeto de churrasco, canudo, balão e fita adesiva, por exemplo, podem criar um carrinho sustentável de sopro. O perfil no Instagram é o @robotica_sustentavel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas