A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá ser feito por meio de cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa faz parte de um novo projeto piloto iniciado nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e ao longo de dezembro será disponibilizado nas linhas 2-Verde e 15-Prata com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação. Busca-se avaliar a aceitação dos passageiros e ajustes que possam ser feitos. Aceitabilidade Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo habilitados para pagamentos por aproximação. Neste primeiro momento, não serão aceitos cartões virtuais em smartphones ou smartwatches . Durante o período do piloto, será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado, sem considerar as regras de integração. Quem utilizar o cartão, só poderá voltar a usá-lo em uma catraca do Metrô após 30 minutos. Esse período poderá ser reduzido após a análise dos testes. Segundos in...
Várias instituições têm usado o conhecimento e a tecnologia para amenizar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19, dentre elas, algumas startups assistidas pelo programa Corredores Digitais, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Uma delas é a Finspect - que em tempos normais atua analisando, por meio da inteligência artificial, o faturamento hospitalar e clínico, com o intuito de eliminar o indeferimentos dos pagamentos feitos por convênios - e durante a crise criou o site covid.finspect.me/, onde reúne todas as informações relevantes sobre o coronavírus.
O CEO da Finspect, Higor Diego, diz que a criação do site tem como objetivo informar a população através dos dados dos órgãos competentes e notícias relacionadas, tudo de forma prática e eficiente, para que não se gerem informações desencontradas e fictícias.
Outra iniciativa é assinada pelo CEO da GR Tecnologia, Gean Viana, que desenvolve soluções inovadoras, e em meio à crise gerada pela pandemia, criou o Hand Clean, borrifador automático de álcool, desenvolvido para higienizar as mãos de forma mais segura em hospitais, bancos e outros estabelecimentos. Segundo Gean, o aparelho conta com reservatório de 1,2 litro, que rende mais de mil jatos de álcool. A Santa Casa de Sobral é uma das instituições que adotou o borrifador em suas instalações.
Boas ideias durante a criseSão várias as empresas que estão aproveitando o momento de crise para criar soluções e transformar o cenário de desafios em terreno fértil para ideias inovadoras. Confira outras abaixo:
Expeduca
Mais de cem horas/aulas já foram ministradas pela startup cearense Expeduca, que passou a ofertar as aulas particulares online, individualizadas e gratuitas para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, neste período de quarentena. A empresa está com cadastro aberto para atender mais interessados, no site https://www.aulasexpeduca.com.
Robótica Sustentável
Os criadores da empresa Robótica Sustentável estão divulgando lives em seu perfil do Instagram, para que crianças reciclem material enquanto criam robôs para se divertirem nesse período de isolamento social. Usando itens como papelão, espeto de churrasco, canudo, balão e fita adesiva, por exemplo, podem criar um carrinho sustentável de sopro. O perfil no Instagram é o @robotica_sustentavel.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.