Foto: Fellipe Sampaio/STF O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 31 de janeiro de 2026 o prazo relacionado à exigência de aprovação da distribuição de lucros e dividendos previsto na Lei 15.270/2025, que alterou regras do Imposto de Renda. A decisão, tomada nesta sexta-feira (26) nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7912 e 7914 , será submetida a referendo do Pleno do STF na sessão virtual marcada para 13/02 a 24/02/2026. As ações, apresentadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), respectivamente, questionam trechos da lei que condicionam a isenção do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos apurados no ano de 2025 à aprovação dessa distribuição até o próximo dia 31/12. Ao examinar o caso, o ministro destacou que essa exigência antecipa, de forma significativa, procedimentos previstos na legislação societária. Pela Lei das Sociedades...
Ganhar dinheiro investindo, em época de crise financeira, não é uma tarefa impossível, contanto que os investimentos sejam muito bem planejados
O mundo passa por um período instável, por conta da Covid-19, especialistas apontam que a recessão global da pandemia pode ser pior do que a que se seguiu à crise financeira de 2008. Alguns analistas preveem uma contração de 1,5%. Contudo, ganhar dinheiro investindo na crise não é uma tarefa impossível, contanto que os investimentos sejam muito bem planejados.
Primeiro, é fundamental fazer uma avaliação antes de tomar qualquer ação. Em seguida, procure prever quais os efeitos das atitudes que você pretende tomar. No primeiro momento pode até parecer contraditório, mas investir em meio a uma crise financeira pode trazer uma série de vantagens.
O assessor de investimentos, Brendo Rodrigues, aponta alguns benefícios “entre os investidores, existe um termo chamado de ‘bear market’, usado para referir-se a tendência de baixa do mercado e é exatamente neste momento de queda que encontramos as melhores oportunidades”. Brendo destaca ainda a importância de separar uma parte do capital para aplicar em investimentos considerados seguros, pois, em tempos de recessão, o futuro acaba sendo mais incerto, e ter uma reserva financeira é crucial.
O assessor de investimentos separou algumas sugestões para realizar algum tipo de investimento neste momento:
Renda fixa
Renda fixa é um tipo de investimento onde as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. É um investimento de baixo risco e tem como principal função proteger da inflação. Investir em Renda fixa é como emprestar seu dinheiro para instituições financeiras. Então, elas utilizam o dinheiro para financiar suas atividades e, em troca, devolvem o dinheiro acrescido de uma taxa de juros.
Ações
Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.
CDB (Certificados de Depósito Bancário)
CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Nesta aplicação o investidor empresta seu dinheiro para o banco e, em troca, recebe este capital corrigido com os juros. O CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Logo, você não precisa se preocupar se o banco quebrar, pois o título possui garantia e você receberá o dinheiro de volta e os juros, até um valor de R$250.000 por CPF e por instituição financeira.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.