Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: grávidas em final de gestação precisam de atenção especial


Especialista alerta para o possível risco de parto prematuro ocasionados por doenças infecciosas, entre elas o Covid-19 ou da necessidade de resolução antecipada da gravidez (cesariana) devido a complicações pelo coronavírus. 

Grávidas que estejam nos últimos 3 meses da gestação podem sofrer risco de parto prematuro em caso de contraírem doenças infecciosas, entre elas o Coronavírus. A informação vem a partir do estudo de caso de mulheres grávidas na China que, no começo deste ano, tiveram parto prematuro ou a resolução da gravidez por cesariana devido às condições de saúde maternas após a contrair a doença.

“Essa situação pode ocorrer com qualquer grávida que contraia algum tipo de doença infecciosa, como por exemplo, urinária, respiratória até mesmo de pele. Mas ante o cenário preocupante no mundo todo com relação ao Covid-19, e a sua rápida contaminação entre as pessoas, é importante que as futuras mamães tenha um cuidado a mais”, afirma o médico especialista em medicina reprodutiva e diretor da Fertibaby, Dr Daniel Diógenes.

Ele lembra que, como se trata de um novo vírus, ainda são necessários estudos mais detalhados e a medicina ainda não tem dados que comprovem os impactos negativos da doença para as grávidas e os bebês. “Até o momento não há registro de que o coronavírus causa má-formação nos fetos ou haja transmissão vertical, entre a mãe e o bebê no útero, como no caso da Zika. Mas a transmissão pode ocorrer para a criança, quando nascida, da mesma forma que acontece para todos nós, ou seja, através das gotículas transmissíveis pelo ar”, informa Dr. Daniel.

Ele reforça que partos prematuros são situações que colocam mães e bebês em risco e por isso todo cuidado é necessário. A recomendação do especialista é seguir os mesmos cuidados  para qualquer pessoa. “Nesse período mais crítico deve ter higienização das mãos, evitar aglomerações, ter uma boa alimentação para aumentar o sistema imunológico, por exemplo”, afirma dr. Daniel.

Confira algumas medidas preventivas:
Lavar as mãos até metade dos pulsos, esfregando também a parte interna das unhas;
Usar álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;
Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
Evitar multidões;
Usar máscara caso apresente os sintomas;
Evitar tocar olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos;
Manter a distância de um metro e meio de pessoas espirrando ou tossindo;
Limpar com álcool os objetos tocados frequentemente, como por exemplo, o celular ou controle remoto de aparelhos;
Evitar cumprimentar com beijos no rosto, aperto de mãos ou abraçando;
Evitar sair de casa caso apresente algum sintoma da gripe;

Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas