Em 13 anos, doença inflamatória intestinal cresce 5 vezes no Brasil Número de casos passou de 30 para 158, entre 2012 e 2025 Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Publicado em 25/09/2026 - 10:31 Rio de Janeiro © Nadzeya/ Adobe Stock Versão em áudio O número de pessoas com doenças inflamatórias intestinais (DII) cresceu cinco vezes no Brasil, entre 2012 e 2025. A incidência dessas enfermidades – como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa – passou de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes no período. O dado é de um estudo apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia , que ocorre até este sábado (26), em Balneário Camboriú (SC). O levantamento foi feito por dois membros da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP): Abel Quaresma, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Paulo Kotze, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Eles trabalharam em parceria com pesquisadores das universidades de Calgary (Canadá), d...
Com o objetivo de democratizar conhecimento de idiomas, empreendedorismo e para exames, a curitibana Kultivi conta com 520 mil usuários cadastrados e cerca de 80 mil usuários por dia em suas mais de 4 mil aulas
Há meses, o mundo assiste assustado o avanço devastador do coronavírus. Ao mesmo tempo, na corrida para diminuir os efeitos da pandemia, inovações tecnológicas se transformaram em grandes aliadas para manter a população em casa. No Brasil, não faltam opções de sites e aplicativos que contribuem para facilitar a vida de milhões de pessoas que há dias se encontram em quarentena obrigatória ou voluntária. Além das inúmeras opções de entretenimento, é possível fazer tudo em casa por meio das mais variadas ferramentas. E que tal aproveitar o tempo livre para estudar e buscar capacitação profissional?
Considerada uma das principais plataformas de ensino do país, a curitibana Kultivi (www.kultivi.com) é uma ótima opção para quem busca ensino de qualidade e gratuito. A startup oferece mais de 80 cursos em diferentes áreas, como idiomas, empreendedorismo, medicina e voltados ao Enem e à OAB – ao todo, soma mais de 4 mil aulas distintas. “Neste momento de reflexão e, principalmente, que exige tranquilidade, é muito interessante buscar uma ocupação fora da rotina, e nada melhor do que aproveitar o tempo livre para aprender. Por esse motivo, nossa plataforma disponibiliza mais de 80 cursos online gratuitos para os brasileiros”, comenta Cláudio Matos, sócio fundador da Kultivi.
Atualmente, a Kultivi conta com mais de 520 mil alunos inscritos em seus cursos, que contabilizam mais de 4 mil aulas exclusivas. “Só no último domingo, dia 29 de março, tivemos 18 mil inscrições em nossa plataforma. Temos notado uma busca muito grande por cursos de idiomas, especialmente o inglês”, diz Matos. Grande destaque da plataforma, o curso de inglês, que oferece 230 aulas e materiais de apoio, já conta com mais de 160 mil inscritos. “Um curso de inglês como o nosso, se vendido, não sairia por menos de R$ 10 mil. Na Kultivi, com a democratização do ensino, esperamos formar milhões de novos poliglotas”, diz Matos. Outro perfil de aluno que tem buscado conteúdo é o de estudantes interessados em realizar provas de exames, como o Enem ou a OAB.
Empreendedorismo
Uma das novidades recentes da plataforma são as formações específicas para a área de negócios, especialmente o empreendedorismo. É possível encontrar, entre outros, os cursos “Mindfulness”, “Empreendedorismo Social” e “Coaching para Empreendedores”. A criação e a sobrevivência de novos negócios serão fundamentais para que a economia brasileira dê o salto de crescimento esperado após a crise global gerada pelo coronavírus. “Se as pessoas tiverem um mínimo de conhecimento técnico para gerir seus empreendimentos, a vida de todos tende a melhorar muito”, completa Cláudio Matos.
Para se inscrever na plataforma e conhecer todos os cursos oferecidos pela Kultivi, acesse o acesse o site www.kultivi.com.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.