Com emoção até o fim, Flamengo vira sobre o Atlético-MG e volta à liderança do Brasileirão Mengão supera o time mineiro por 3 a 2 no Maracanã, com gol de Carrascal no último lance, e alcança os 70 pontos Por Comunicação Flamengo em 26/10/26 às 22:20 - Atualizado em 26/10/2026 às 22:32 Compartilhe Gilvan de Souza / CRF Foi com emoção até o último segundo! O Flamengo conquistou uma vitória fundamental na luta pelo título do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 2, de virada, na noite desta segunda-feira (26), no Maracanã, pela 32ª rodada da competição. Depois de sair atrás no placar e construir a virada ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro sofreu o empate na etapa final, mas não desistiu e seguiu pressionando em busca do gol decisivo. A recompensa veio no último lance da partida: após Léo Pereira ser derrubado por Renan Lodi dentro da área, Carrascal cobrou o pênalti com categoria e garantiu o triunfo rubro-negro. Com o resultado, o Mais Querido chegou aos 70 po...
Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF) obtiveram nesta quarta-feira, 29 de abril, liminar garantindo a entrega de 94 respiradores adquiridos pelo Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Instituto Dr. José Frota (IJF). A decisão foi tomada em ação movida na Justiça Federal contra o Ministério da Saúde e a Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda.
A empresa, que tem sede em Cotia (SP), deixou de entregar os respiradores destinados a equipar unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em território cearense. De acordo com a Intermed, as máquinas teriam sido retidas pelo Ministério da Saúde.
A liminar expedida pelo juiz federal Luís Praxedes Viera da Silva, da 1ª Vara Federal no Ceará, tornou sem efeito as requisições e determinou a entrega dos respiradores sob pena de multa em caso de descumprimento – R$ 100 mil diária em caso de descumprimento pela empresa e R$ 200 mil diária em caso de descumprimento pelo Ministério da Saúde.
No dia 20 de março, procuradores e promotores haviam expedido recomendação conjunta ao Ministério da Saúde para que liberasse a entrega das máquinas pela empresa, com sede em Cotia (SP). No entanto, o prazo de três dias para envio de resposta terminou sem que houvesse qualquer manifestação do órgão. Hoje, o MPCE e MPF ingressaram com a ação civil pública que resultou na concessão da liminar.
O Ceará está entre as unidades da Federação com maiores números de casos confirmados da covid-19 e de vítimas fatais da doença. Com a retenção dos respiradores, o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, embora tenha estrutura pronta para receber os equipamentos, não tem como aumentar a capacidade de assistir a população que precisar de ventilação mecânica em caso de agravamento por covid19.
Os processos de compras dos respiradores pelo IJF – hospital de atendimento terciário da capital-, pela Prefeitura e pelo Estado estão todos regulares, com valores de pagamentos já empenhados. O instituto, inclusive, firmou o contrato com a empresa para aquisição de 20 equipamentos ainda em 2019. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará compraram, respectivamente, 24 e 50 respiradores.
Com informações do MPF.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.