Ferramenta consolidada para o recebimento de denúncias anônimas que fortalecem as ações das forças vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), o Disque-Denúncia 181 lançou seu perfil no Instagram ( @disquedenuncia181_ceara ). A finalidade é ampliar a divulgação das ações realizadas pelo serviço e fortalecer o vínculo com a população por meio das redes sociais. No perfil, o seguidor poderá acompanhar informações sobre capturas e apreensões realizadas a partir de denúncias anônimas, além de conteúdos que incentivam a participação cidadã na prevenção e combate ao crime. Com a iniciativa, o Disque-Denúncia 181 reforça sua missão de ser um canal seguro, sigiloso e eficaz, estimulando que cada vez mais pessoas colaborem com informações que ajudem a garantir a segurança pública no estado. Vale destacar que o Disque-Denúncia 181 recebe denúncias apenas por: ligação ao 181, WhatsApp (85) 3101-0181 e pelo site e-denúncias. Após o recebimento, os profis...
MPCE recomenda acessibilidade em comunicação oficial do Governo e do Município de Fortaleza sobre Coronavírus
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 19ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, recomendou nesta terça-feira (28/04) que o Governo do Estado do Ceará e o Município de Fortaleza adotem, de imediato, as providências necessárias para a acessibilidade das informações disponibilizadas em todos os meios de comunicação oficiais, principalmente as notícias referentes à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), durante o período em que vigorar a situação emergencial de calamidade pública.
Assim, a comunicação oficial – seja na televisão, nas redes sociais ou em sites oficiais – deve possuir janela de interpretação de língua de sinais e subtitulação por meio de legenda oculta. E quando houver vídeos e imagens que precisem de descrição, como fotos e gráficos, deve possuir audiodescrição. Todos esses recursos devem seguir as normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O MPCE recomenda, ainda, que, sempre que possível, as informações sejam divulgadas com leitura facilitada, seguindo conjunto de regras para tornar as frases o mais simples possível e, desse modo, mais acessível para todos.
O Governo do Estado e o Município de Fortaleza têm prazo máximo de cinco dias para informar ao MPCE as medidas de acessibilidade adotadas em face da necessidade das pessoas com deficiência de conhecer melhor a doença e seus riscos em formato acessível.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.