O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
Os amantes do maior evento de cultura Pop e Geek do Norte e Nordeste já podem marcar na agenda: o Sana 20 Anos será realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2020.
O reagendamento do evento, que estava previsto para acontecer em julho deste ano, deve-se à luta no combate à Covid-19, que tem como principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) evitar a aglomeração de pessoas. “Estamos vivendo uma situação inédita que afeta eventos dos mais diferentes segmentos em todos os países e continentes, mas decidimos não cancelar e sim adiar o festival, em nome da saúde de todos e da segurança dos frequentadores do Sana e, também, porque sabemos quão esperada está sendo essa edição comemorativa de 20 anos do Sana. Mesmo estando fisicamente separados, vamos bolar um jeito de estarmos todos juntos em julho. Em breve daremos mais detalhes”, adianta Ricardo Busgaib, um dos organizadores.
Nos próximos meses serão divulgadas as atrações e a programação do evento, que esse ano promete ser especial em comemoração pelas duas décadas de existência do festival.
“Ao longo desses 20 anos enfrentamos muitos desafios na realização do evento, e dessa vez o desafio é bem maior. Mas, nós temos muito carinho e respeito por todos aqueles que fazem parte da nossa história e compreendemos que esta é a hora de ficar em casa, preservar a vida de seus amigos e entes queridos e seguir todas as recomendações de combate ao vírus. Essa é a nossa forma de contribuir com esta luta. Contamos com a compreensão de todos. Esse é um momento de união”, lembra Busgaib.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.