O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) alcançou, neste último fim de semana, uma marca histórica: todas as 184 cidades do estado já foram atendidas pelo programa social CNH Popular. Os atendimentos foram destinados aos quase 30 mil candidatos aprovados nas edições de 2023 e 2024. Os trabalhos, que começaram em março deste ano, incluíram atendimentos permanentes em cidades com maior infraestrutura e o uso de caravanas para levar o serviço aos municípios do interior. Nesses atendimentos, os candidatos deram início ao processo de primeira habilitação, realizando coleta de biometria e foto, além de exames psicotécnico e médico para ficarem aptos às aulas teóricas. “Atender aos candidatos de 2023 e 2024 em apenas seis meses foi um grande desafio, e nossas equipes estão de parabéns por esse trabalho. Isso significa muito para essas pessoas que iniciaram o processo para conquistar a carteira de motorista. É mais tranquilidade para conduzir um veículo de forma responsáv...
Colaboradores do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) passaram por uma série de treinamentos ao longo dos últimos meses. A capacitação é voltada para a apresentação de fluxos assistenciais e operacionais para os serviços de assistência e apoio relacionados ao tratamento dos casos suspeitos de coronavírus. A organização das abordagens foi uma ação do Comitê Interno de Combate ao Coronavírus do HRN e contou com apoio e intensa participação dos coordenadores de áreas assistenciais e de apoio e da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH).
"Desenvolvemos uma proposta de treinamento para atender de maneira mais eficiente essa demanda relacionada ao coronavírus", avalia a diretora de gestão e atendimento, Juliana Mendes Gomes.
A coordenadora do Centro de Estudos do HRN, Brunna Costa, ressalta que houve ações intensas de abordagens entre as equipes, em especial em relação à paramentação e desparamentação e a ordem de colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A abordagem contemplou em especial as equipes da emergência, como porta de entrada de pacientes, além de outros serviços como UTI, imagem, clínica médica e clínica cirúrgica, e apoios como laboratório, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e serviço de higienização.
Na emergência, o foco foi apresentar o fluxo de atendimento do paciente, além da paramentação e a desparamentação e uso dos EPIs. Foram confeccionados três kits de EPIs destinados a procedimentos específicos que envolvem maior ou menor risco de contaminação. A equipe de fisioterapia recebeu um treinamento relacionado à montagem e manuseio de ventiladores pulmonares. Para o laboratório, o foco foi a coleta do material clínico para os swabs oral e nasal.
“O treinamento foi uma ação realizada pelo Comitê Interno formado no HRN para abordagens e outras ações relacionadas ao Covid-19. A abordagem foi diferenciada e específica dependendo do público-alvo”, completa Brunna Costa.
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