: Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade (Foto: Felipe Abud) A Prefeitura de Fortaleza celebra a criação da Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), instituída em 2025, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o poder público municipal e as comunidades. Em seus primeiros meses de atuação, a Secretaria já realizou mais de 900 visitas aos bairros da cidade, consolidando um modelo institucional de diálogo voltado à ampliação da participação social e à qualificação dos processos de escuta e encaminhamento das demandas territoriais. Desde a sua criação, em março, a SERC vem estruturando instrumentos permanentes de participação popular, promovendo maior aproximação entre a administração municipal, os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCC) e as demais lideranças comunitárias das 12 regionais de Fortaleza. A atuação integrada com as demais secretarias municipais tem contribuído para uma gestão mais eficie...
Colaboradores do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) passaram por uma série de treinamentos ao longo dos últimos meses. A capacitação é voltada para a apresentação de fluxos assistenciais e operacionais para os serviços de assistência e apoio relacionados ao tratamento dos casos suspeitos de coronavírus. A organização das abordagens foi uma ação do Comitê Interno de Combate ao Coronavírus do HRN e contou com apoio e intensa participação dos coordenadores de áreas assistenciais e de apoio e da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH).
"Desenvolvemos uma proposta de treinamento para atender de maneira mais eficiente essa demanda relacionada ao coronavírus", avalia a diretora de gestão e atendimento, Juliana Mendes Gomes.
A coordenadora do Centro de Estudos do HRN, Brunna Costa, ressalta que houve ações intensas de abordagens entre as equipes, em especial em relação à paramentação e desparamentação e a ordem de colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A abordagem contemplou em especial as equipes da emergência, como porta de entrada de pacientes, além de outros serviços como UTI, imagem, clínica médica e clínica cirúrgica, e apoios como laboratório, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e serviço de higienização.
Na emergência, o foco foi apresentar o fluxo de atendimento do paciente, além da paramentação e a desparamentação e uso dos EPIs. Foram confeccionados três kits de EPIs destinados a procedimentos específicos que envolvem maior ou menor risco de contaminação. A equipe de fisioterapia recebeu um treinamento relacionado à montagem e manuseio de ventiladores pulmonares. Para o laboratório, o foco foi a coleta do material clínico para os swabs oral e nasal.
“O treinamento foi uma ação realizada pelo Comitê Interno formado no HRN para abordagens e outras ações relacionadas ao Covid-19. A abordagem foi diferenciada e específica dependendo do público-alvo”, completa Brunna Costa.
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