*Novembro: Mês Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão* Sinais de ressecamento, rachaduras, eritema, fragilidade, calor e escurecimento merecem atenção e cuidados por parte da população. Estamos falando sobre um problema de saúde pública com alta prevalência nos hospitais e também nos serviços de atenção domiciliar: lesões por pressão, que neste mês de novembro ganha destaque por meio de campanhas de conscientização. É uma oportunidade imprescindível para falar sobre esse agravo, que pode ser evitado com cuidados adequados. Afinal, no período entre os anos de 2014 e 2022, segundo dados do Relatório Nacional de Incidentes relacionados à Saúde, as lesões por pressão foram o segundo tipo de atendimento mais frequente nos serviços de saúde no país, totalizando 223.378 notificações. As lesões por pressão são feridas causadas pela interrupção da circulação sanguínea devido à pressão prolongada sobre a pele, geralmente em áreas ósseas como sacro, calcanhares e cotovelos. ...
O estado do Ceará continua com um cenário desfavorável a precipitações. As atuais condições se dão, principalmente, ao posicionamento atual da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal sistema indutor de chuvas no estado —, que segue afastada do Nordeste. Este quadro deve seguir até o próximo domingo (10), de acordo com previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Apesar da baixa expectativa, entre sexta (8) e sábado (9) municípios localizados na faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba poderão registrar precipitações variando entre fraca e moderada causadas por áreas de instabilidade oriundas de áreas de instabilidade.
Neste momento, para o domingo, a tendência é de que apenas o litoral fique propício a precipitações. Porém, nestes três dias, a Funceme não aponta chances de acumulados mais expressivos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.