Ações estratégicas que integram o trabalho ostensivo e investigativo e o suporte de informações de inteligência contribuíram para a redução de 8,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em Fortaleza, no período de janeiro a novembro de 2025, comparado aos mesmos meses do ano passado. A capital teve 64 casos a menos no período. Foram 692 registros nos 11 primeiros meses de 2025, contra 756 CVLIs no ano anterior. Já no Ceará, a diminuição foi de 6,6% nos CVLIs, que englobam homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Com 197 casos a menos em relação ao ano anterior, o estado registrou 2.786 óbitos nos 11 primeiros meses deste ano, contra 2.983 ocorrências no mesmo intervalo de 2024. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o resultado reflete o compromisso do Governo do Ceará em fortalecer o trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança. “Esse é um momento em que reconhecemos e agradecemos a cada policial militar e civil por sair diariam...
Os Ministérios Públicos Estadual (MPCE) e Federal (MPF/CE) recomendaram que a Caixa Econômica Federal garanta a continuidade dos serviços bancários oferecidos pela Casa Lotérica do Município de Aurora, especialmente durante todo o período de pagamento do auxílio emergencial. O serviço da casa lotérica foi suspenso, por determinação da superintendência da Caixa Econômica Federal, durante investigação do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal para apurar suposto crime eleitoral envolvendo o pagamento do auxílio emergencial naquele município.
A orientação dos órgãos envolvidos na investigação era executar os procedimentos com o máximo de cautela para que fossem mantidas as atividades da única lotérica em funcionamento no município para que não houvesse prejuízo à população que necessita realizar saques do auxílio emergencial do Governo Federal. “Ocorre que, ao tomar conhecimento da investigação, por iniciativa própria, a Caixa Econômica Federal decidiu suspender as atividades da lotérica”, explicam os autores da recomendação.
O Ministério Público lembra que o serviço realizado pela Caixa Econômica Federal é considerado como essencial. Portanto, a instituição bancária deve autorizar a continuidade do funcionamento da Casa Lotérica. Com a instalação de barreiras sanitárias e de isolamento social rígido, o deslocamento de pessoas residentes em Aurora para outras cidades para a utilização de serviços bancários ou correspondente, torna-se inviável, além de que, o deslocamento até outros Municípios poderá agravar ainda a aglomeração em agências bancárias e a propagação da Covid-19.
MPF e MPCE estabeleceram o prazo de 24 horas para que a superintendência da Caixa Econômica Federal se manifeste acerca do acatamento da recomendação, que é assinada pelo promotor de Justiça Luiz Cogan e pelo procurador da República Rafael Rayol. A ausência de resposta no prazo estabelecido será considerada como recusa ao cumprimento da Recomendação, obrigando os órgãos a tomar as medidas judiciais cabíveis.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.