Dia C: Prefeitura de Fortaleza realiza 600 procedimentos em segundo mutirão de Cirurgias Ação da rede municipal integra mobilização do Governo do Ceará que tem o objetivo de alcançar mais de três mil procedimentos em todo o Estado Compartilhe: A mobilização envolveu 15 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre equipamentos próprios e contratualizados, e foram contempladas 15 especialidades. (Foto: Marcos Moura) A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (22/11), o segundo mutirão de cirurgias eletivas de 2025, com a realização de 600 procedimentos em um único dia. A iniciativa integrou o Dia C de Cirurgias, mobilização do Governo do Ceará que contemplou mais de três mil procedimentos em todo o Estado. Durante a ação, o Prefeito Evandro Leitão destacou o esforço permanente da gestão municipal para ampliar o acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimentos. O prefeito também agradeceu a parceria com o Go...
MPCE recomenda que Município de Madalena informe diariamente a famílias sobre saúde de pacientes internados
O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Madalena, recomendou, nessa terça-feira (06/05), ao secretário de Saúde do Município a adoção das medidas administrativas necessárias para manter informados os familiares de pacientes internados, por causa do Novo Coronavírus (COVID-19) ou de quaisquer outras doenças. A Prefeitura deve dar informações diárias sobre o quadro de saúde dos doentes que estão no Hospital Municipal ou nas unidades básicas de saúde da cidade. A Secretaria de Saúde tem cinco dias úteis para encaminhar à Promotoria de Madalena as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.
De acordo com o MPCE, a comunicação deve ser feita de forma clara, objetiva e compreensível, preferencialmente por meio de Whatsapp, ou ainda por ligação telefônica, e-mail ou pessoalmente através do Serviço Social das respectivas unidades. A Promotoria reforça que, em caso de internação, as informações sobre o quadro de saúde do paciente devem ser dadas diariamente aos familiares.
Caso a Secretaria de Saúde descumpra a recomendação, o MPCE poderá tomar medidas judiciais cabíveis, podendo os gestores municipais responderem, inclusive, por ato de improbidade administrativa.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.