HUC é um dos maiores hospitais públicos do Brasil O Hospital Universitário do Ceará (HUC) , unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) , contabilizou, em nove meses de funcionamento, mais de 74 mil atendimentos, distribuídos entre atendimentos ambulatoriais, internações, procedimentos cirúrgicos e entradas ou transferências de emergência. Na área cirúrgica, foram realizados 10.825 procedimentos cirúrgicos. Os dados foram contabilizados entre 19 de março de 2025, data da inauguração do equipamento, e o último domingo (21). “O nosso Hospital Universitário do Ceará, um dos maiores hospitais públicos do Brasil, já alcançou, nos últimos nove meses, números que nos enchem de orgulho. Cada número carrega uma história. Cada procedimento representa dedicação, competência e compromisso com a saúde da população cearense. Nosso reconhecimento a todos os profissionais de saúde e equipes multiprofissionais que constroem esse resultado diariamente, com excelência e humanização”,...
Notícia do dia - Polícia Federal investiga desvio de recursos destinados à compra de respiradores em Fortaleza/CE
A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrou, na manhã desta segunda-feira (25/5), a Operação DISPNÉIA. Estão sendo cumpridos oito Mandados de Busca e Apreensão em domicílios, empresas e órgãos públicos em Fortaleza/CE e São Paulo/SP.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará, após representação decorrente de Inquérito Policial que apura malversação e desvio de recursos públicos federais, bem como crimes previstos na lei de licitações, na aquisição de equipamentos respiradores em dois procedimentos de dispensa de licitação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/CE. A PF investiga a contratação de uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos.
A investigação identificou indícios de que, além da ausência de capacidade técnica e financeira da empresa contratada, houve superfaturamento dos valores pagos pelos equipamentos, que atingiram o montante de R$ 34,7 milhões. Comparando-se com outras aquisições de equipamentos com a mesma especificação durante o período de pandemia, chegou-se a indícios de um potencial prejuízo financeiro de até R$ 25,4 milhões aos cofres públicos.
A operação policial se desenvolve sem quaisquer prejuízos à continuidade do serviço público de saúde, inclusive, não estão sendo apreendidos equipamentos que são utilizados para o atendimento à população na rede hospitalar.
Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelo crime de peculato, tipificado no artigo 312 do Código Penal e pelo crime de dispensa irregular de licitação, previsto no artigo 89 da Lei 8.666/83.
Será concedida entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 25/05, às 10h30min na Sede da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, Av. Borges de Melo, 820, Fátima.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.